Escavações arqueológicas identificam vestígios da redução de São Luiz Gonzaga
Vestígios da antiga redução jesuítico-guarani de São Luiz Gonzaga foram identificados durante escavações arqueológicas na área central da cidade. A informação foi confirmada pela arqueóloga do município Raquel Rech.
Os trabalhos, neste primeiro lote, se concentram em uma área situada no cruzamento da Rua General Portinho com a Avenida Senador Pinheiro Machado. O local está situado dentro do Sítio Arqueológico de São Luiz Gonzaga.
Segundo Raquel, em uma publicação divulgada nas redes sociais, vestígios de uma casa missioneira, utilizada pelos índios na época da redução, foi localizada no subsolo. As escavações foram visitadas, recentemente, pelo novo secretário de Turismo e Cultura, Leandro Grings.
“O projeto geral na poligonal de proteção do sítio arqueológico da redução de São Luiz Gonzaga está em ação. A equipe do Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga já começou a identificar vestígios de uma casa de índios missioneira no subsolo do 1º lote inspecionado. Novamente é incrível a semelhança com a planta de Cabrer por aqui, assim como foi detectado em Santo Ângelo anos atrás”, informou Raquel.
A redução jesuítico-guarani de São Luiz Gonzaga foi fundada em 1687. Embora, na atualidade, não haja mais ruínas do povoado, pesquisador acreditam que o subsolo da área central da cidade moderna abriga fartos vestígios do período.
Foto: reprodução/Raquel Rech
Fonte: Rádio Missioneira