APOSENTADOS DO RS IRÃO RECEBER A PARTIR DE 24 DE MAIO. VEJA.
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 17/05/2024

 

INSS vai antecipar pagamento de aposentadoria no Rio Grande do Sul.

 

 

INSS vai antecipar pagamento de aposentadoria no Rio Grande do Sul

A ação tem como objetivo ajudar as famílias afetadas pela catástrofe climática na região. Benefícios assistenciais também serão antecipados.

 

Como uma forma de ajudar os beneficiários que estejam em dificuldades por causa da situação de calamidade pública nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão antecipar o pagamento dos benefícios previdenciários de junho para maio.

 

Os pagamentos que seriam pagos de 24 de maio a 7 de junho serão feitos no primeiro dia do calendário de pagamentos, ou seja, dia 24, enquanto durar a calamidade pública como consequência das chuvas. Confira o calendário de pagamentos.

 

Quais benefícios serão antecipados?

A determinação da portaria conjunta INSS/MPS Nº 46, de 3 de maio de 2024 vale para aposentadorias, pensões e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o INSS, “por enquanto, não terão direito ao adiantamento aqueles segurados que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão”.

 

Ainda segundo o órgão, essa regra poderá mudar e a liberação ocorrer para todos, conforme estudos. Para isso, nova portaria deverá ser publicada. Desde então, os demais aposentados e pensionistas da Previdência receberão o benefício conforme o calendário oficial de pagamento do INSS e não terão nenhuma antecipação.

 

Antecipação também ocorreu no ano passado

A antecipação dos pagamentos repete o que foi feito em setembro de 2023, quando parte da região Sul foi fortemente castigada pelas chuvas. Há ainda uma outra possibilidade de conseguir um adiantamento dos valores. Neste caso, o segurado pode solicitar o pagamento adiantado de uma das parcelas do benefício mensal de 2024.

 

Para isso, segundo nota, é preciso solicitar o adiantamento no banco onde recebe a renda previdenciária mediante assinatura de termo de opção: “trata-se de uma espécie de empréstimo, sem juros e correção. O benefício deverá ser devolvido em até 36 parcelas”.

 

Bolsa Família também será antecipado

Segundo a Folha de S. Paulo, o pagamento do Bolsa Família também será antecipado para quem tem NIS (Número de Identificação Social) entre dois e zero. De acordo com nota, “o motivo é que o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) vai pagar todos os beneficiários de uma única vez nas cidades atingidas”.

 

Dessa forma, o pagamento será feito no dia 17 de maio, quando o benefício seria liberado para quem tem NIS final um. Agora, todos recebem no mesmo dia.

Fonte. Site blog INSS.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!