48ª Romaria da Terra do RS acontece em fevereiro com tema alusivo aos 400 anos das Missões
A 48ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul terá como tema “400 anos de Evangelização Missioneira: Terra Sem Males e Ecologia Integral”. O evento acontece no dia 17 de fevereiro, durante o Carnaval, no Santuário do Caaró, no município de Caibaté, integrando as celebrações dos 400 anos da chegada dos Jesuítas ao Rio Grande do Sul.
O lema escolhido para a Romaria é a passagem bíblica do livro do Apocalipse (21,1): “Eu vi um novo Céu e uma nova Terra”. A escolha do Santuário do Caaró está ligada ao martírio dos padres jesuítas Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, além de representar um marco da resistência indígena e da memória viva do povo Guarani, simbolizando a histórica luta pela chamada Terra Sem Males.
Segundo o padre Anderson Rabelo, pároco do Caaró, a Romaria da Terra é fruto de uma organização coletiva iniciada em abril do ano passado. Ele destaca que a proposta foi se inspirar no legado dos mártires e dos primeiros missionários, relacionando esse contexto histórico com a ecologia integral e com as contribuições dos povos indígenas.
Entre os objetivos do encontro está a promoção de uma leitura crítica da história missioneira, com reflexões sobre a relação da Igreja com os movimentos populares, os povos originários, as populações camponesas, a agroecologia e o cuidado com a chamada Casa Comum.
Para o irmão jesuíta Celso Schneider, a Romaria será um momento para relembrar o trabalho de evangelização que levou os jesuítas a atravessarem o Rio Uruguai e iniciarem o primeiro ciclo das reduções, em 1626, além de recordar a trajetória de Roque González na região missioneira.
A expectativa da organização é reunir entre 8 e 10 mil pessoas. A programação do dia está definida da seguinte forma:
7h – Café para os romeiros
8h – Acolhida no pórtico do Santuário
8h30 – Abertura da Romaria
9h – Caminhada
10h30 – Missa
11h45 – Almoço e momento cultural
13h – Tribuna
15h – Bênção de envio
A Romaria da Terra é organizada pela Diocese de Santo Ângelo, com a participação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cáritas Brasileira e Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Caibaté e da Associação dos Municípios das Missões (AMM).
Fonte: Rádio São Luiz FM 100.9
Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:
https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj
Acesse o aplicativo da Rádio Web Cadeira Cativa:
https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html
Ouça a Rádio Web Cadeira Cativa. Clique no link azul.
https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html