TANIA LEDUR
Lula anuncia Wellington César Lima e Silva como novo ministro da Justiça
Por Administrador
Publicado em 13/01/2026 20:06
NOTICIAS EM GERAL .
  • Lula anuncia Wellington César Lima e Silva como novo ministro da Justiça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na noite desta terça-feira (13), a nomeação de Wellington César Lima e Silva como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele assume o cargo no lugar de Ricardo Lewandowski, que deixou a pasta na semana passada. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

A decisão foi tomada após reunião entre o presidente Lula, Wellington César e o ministro interino Manoel Carlos de Almeida Neto. Em publicação na rede social X, Lula agradeceu ao ex-ministro pelo trabalho realizado à frente da pasta. “Agradeço ao ex-ministro Ricardo Lewandowski pelo excelente trabalho e toda a sua dedicação na condução do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, escreveu o presidente.

Wellington César Lima e Silva já ocupou o cargo de ministro da Justiça durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff e foi secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República entre 2023 e julho de 2025, quando assumiu a advocacia-geral da Petrobras. Antes disso, teve forte atuação no combate ao crime organizado ao ser indicado procurador-geral de Justiça da Bahia pelo então governador Jaques Wagner.

Com apoio político da bancada baiana, de Rui Costa, ministro da Casa Civil, e do próprio Jaques Wagner, Wellington César vinha sendo cotado para a vaga desde a saída de Lewandowski. Ele também chegou a ser especulado para o Supremo Tribunal Federal, antes de Lula escolher Jorge Messias para a vaga aberta com a saída de Luís Roberto Barroso.

Wellington César é mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu os créditos do doutorado na mesma área pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha. Também atuou como professor em cursos de graduação e pós-graduação em Direito Penal.

A mudança no comando do Ministério da Justiça ocorre em um momento de grande destaque do tema da segurança pública no Brasil e na América Latina, diante do avanço de organizações criminosas e do aumento de episódios de violência associados a disputas entre facções. Estão vinculados à pasta a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional.

Entre os fatores que motivaram a saída antecipada de Ricardo Lewandowski está a retomada das discussões no governo sobre a possível divisão da pasta em dois ministérios: Justiça e Segurança Pública, modelo adotado durante o governo Michel Temer.

Fonte: Jornal O Sul

Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:

https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj

Acesse o aplicativo da Rádio Web Cadeira Cativa:

https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html

Comentários
Comentário enviado com sucesso!