TANIA LEDUR
Até 14 deputados podem trocar de partido na Assembleia Legislativa do RS; veja a lista
PT, PDT, PCdo B e MDB tem bancadas que se distanciam da fisiologia.
Por Administrador
Publicado em 07/01/2026 14:33
NOTICIAS EM GERAL .

Até 14 deputados podem trocar de partido na Assembleia Legislativa do RS; veja a lista

O primeiro semestre de 2026 promete intensa movimentação política na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Além das pautas polêmicas previstas para o período, como a CPI dos pedágios, o cenário será marcado pela janela partidária, que ocorre entre março e 4 de abril. Com as eleições de 2026 no horizonte, até 14 dos 55 deputados estaduais podem mudar de sigla, o que representa quase 25% do Parlamento gaúcho.

Esse movimento pode provocar mudanças significativas no equilíbrio de forças dentro da Casa. Algumas bancadas correm risco de encolher ou até desaparecer, como a do PSDB, enquanto outras, como a do PL, tendem a crescer. O redesenho político ganhou força após a migração do governador Eduardo Leite para o PSD, encerrando um ciclo de 24 anos no PSDB.

A mudança do chefe do Executivo estadual já provocou reflexos imediatos. Cerca de 30 prefeitos acompanharam o governador na troca de partido e o impacto também deve alcançar a bancada estadual. Quatro dos cinco deputados do PSDB — Delegada Nadine Anflor, Neri o Carteiro, Pedro Pereira e Valdir Bonatto — já anunciaram publicamente que irão se filiar ao PSD, liderado nacionalmente por Gilberto Kassab.

Além deles, o PSD mantém conversas com outros parlamentares. Thiago Duarte, atualmente no União Brasil, avalia deixar a legenda e tem convites do PSD e do PDT. Já Aloísio Classmann, líder da bancada do União, evita tratar do assunto publicamente, mas é sondado pelo Republicanos e pelo próprio PSD.

Apesar das possíveis adesões, o PSD também pode registrar baixa. O deputado Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral, atualmente secretário de Esportes, negocia sua migração para o PP.

O Podemos corre o risco de perder seus dois representantes. Cláudio Branchieri já confirmou filiação ao PL, enquanto Airton Lima avalia propostas de PSD, PL e Republicanos. No Republicanos, o futuro da bancada dependerá da posição do partido na disputa pelo governo do Estado. Caso a sigla apoie o pré-candidato Luciano Zucco (PL), pode manter seus cinco deputados; caso contrário, pode perder nomes como Gustavo Victorino, Delegado Zucco e Capitão Martim.

Após romper com a direção nacional do PRD, Elizandro Sabino mantém diálogo com diversas siglas, entre elas Republicanos, MDB, PP e PSD. Já o deputado Elton Weber, único representante do PSB, afirmou que não tratará publicamente do tema antes de março, embora admita convites e seja apontado, nos bastidores, como próximo de MDB, PSD e Republicanos.

Confira a relação dos deputados que podem trocar de partido:

Airton Lima (Podemos) – PL / PSD / Republicanos – Negociando

Aloísio Classmann (União) – PSD / Republicanos – Rumor

Capitão Martim (Republicanos) – PL – Depende da composição eleitoral

Cláudio Branchieri (Podemos) – PL – Confirmado

Delegado Zucco (Republicanos) – PL – Depende da composição eleitoral

Elizandro Sabino (PRD) – MDB / PP / PSD / Republicanos – Negociando

Elton Weber (PSB) – MDB / PSD / Republicanos – Negociando

Gaúcho da Geral (PSD) – PP – Negociando

Gustavo Victorino (Republicanos) – PL – Depende da composição eleitoral

Nadine Anflor (PSDB) – PSD – Confirmado

Neri o Carteiro (PSDB) – PSD – Confirmado

Pedro Pereira (PSDB) – PSD – Confirmado

Thiago Duarte (União) – PSD / PDT – Negociando

Valdir Bonatto (PSDB) – PSD – Confirmado

Fonte: Correio do Povo

Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:

https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj

Acesse o aplicativo da Rádio Web Cadeira Cativa:

https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html

Ouça a Rádio Web Cadeira Cativa. Clique no link azul.

https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html

Comentários
Comentário enviado com sucesso!