Brique da Praça de Santo Ângelo é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do município
O Brique da Praça de Santo Ângelo recebeu mais uma importante homenagem. A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o projeto de lei que declara o evento como Patrimônio Cultural Imaterial do município. A proposição foi debatida e votada na noite de segunda-feira, 22 de dezembro de 2025.
O projeto é de autoria da vereadora Simone Lunkes e foi inspirado em ideia apresentada pelo deputado estadual e atual secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, Eduardo Debaco Loureiro. A sugestão foi feita durante pronunciamento no domingo em que o Brique da Praça comemorou seus 34 anos de história.
A sessão contou com a presença de expositores, convidados e representantes da direção do evento. Estiveram presentes o atual presidente do Brique da Praça, Jaime Berres, e o vice-presidente, Verni Martim.
O Brique da Praça é reconhecido por valorizar a convivência comunitária, consolidar-se como um espaço cultural, incentivar o artesanato e destacar uma grande diversidade de produtos, reunindo expositores de boa parte da região Noroeste do Rio Grande do Sul, fortalecendo laços culturais, sociais e econômicos entre os municípios.
A homenagem aprovada pelo Legislativo soma-se a outros importantes reconhecimentos já conquistados pelo Brique da Praça, que possui status de associação sem fins lucrativos e é reconhecido como entidade de utilidade pública de Santo Ângelo, consolidando ainda mais sua relevância para a comunidade local.
Fonte: Câmara de Vereadores de Santo Ângelo e Direção do Brique da Praça
Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:
https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj
Acesse o aplicativo da Rádio Web Cadeira Cativa:
https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html
Ouça a Rádio Web Cadeira Cativa. Clique no link azul.
https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html