Um dos principais instrumentos de acolhimento e denúncia de violência contra mulheres e meninas no país completa 20 anos nesta terça-feira (25/11): o Ligue 180. Entre janeiro e outubro deste ano, a Central de Atendimento à Mulher já realizou mais de 877 mil atendimentos. Uma média de quase três mil por dia. O serviço é hoje o principal meio para o recebimento de denúncias de violência de gênero e acolhimento de vítimas.
O Ligue 180 foi criado pelo governo federal como um serviço de orientação e acolhimento. Mas, em 2014, incluiu um canal direto de denúncia de violência contra mulheres e meninas, com encaminhamento dos casos para as autoridades. Por meio da geolocalização, o serviço aciona a rede local para auxílio. O atendimento é realizado apenas por mulheres. É de graça, funciona 24 horas, todos os dias, em português, inglês e espanhol. Desde 2023, o serviço inclui atendimento pelo Whatsapp, no número (61) 9610-0180.
O atendimento é sigiloso e as denúncias são feitas de forma anônima ou por terceiros. Também é possível buscar informações sobre a rede de atendimento às mulheres, como a Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referência, delegacias especializadas e Defensorias Públicas, em mais de 2,6 mil locais especializados. Mas, em casos de emergência, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
Segundo o Ministério das Mulheres, o aumento nos registros a cada ano significa mais confiança no serviço. Neste ano, foi lançado um painel de dados sobre os atendimentos feitos. Dá para consultar pelo perfil da denúncia, das vítimas e dos agressores. O endereço é gov.br/mulheres.
Fonte: Radioagência Nacional