Serra da Rocinha: sonhada há 70 anos, ligação entre SC e RS será inaugurada em 2026
A tão aguardada pavimentação da BR-285, na Serra da Rocinha, entre Timbé do Sul (SC) e São José dos Ausentes (RS), está entrando na reta final e deve ser inaugurada em 2026. A obra, esperada por mais de sete décadas por catarinenses e gaúchos, promete revolucionar a mobilidade regional, impulsionar o turismo e fortalecer o escoamento da produção entre os dois estados.
O lado catarinense é o mais adiantado e tem previsão de conclusão para março de 2026. As obras emergenciais seguem no km 50, onde está sendo construída uma contenção de aproximadamente 50 metros de altura, projetada para evitar deslizamentos e garantir maior segurança aos usuários da rodovia.

Atualmente, a equipe trabalha na finalização da cortina atirantada inferior, com 5,30 metros, enquanto a cortina superior, de 6,80 metros, já está concluída. Em novembro, será iniciada a execução do solo grampeado, com instalação de telas de alta resistência na porção inferior da encosta. O contrato prevê ainda a pavimentação de mais 210 metros da pista, totalizando investimento de R$ 62 milhões.
Avanço no lado gaúcho: 37% concluídos
No trecho gaúcho, as obras também avançam. Em São José dos Ausentes, 37,7% dos serviços já foram executados. Com custo total de R$ 120 milhões, financiados pelo Novo PAC, o cronograma prevê entrega em 2026, ainda sem mês definido.

A ponte sobre o Rio das Antas, considerada a parte mais complexa do projeto pela engenharia e sensibilidade ambiental, está em construção. A estrutura terá 400,4 metros de extensão e 59,52 metros de altura. Para reduzir impactos, o Dnit informou que foram adotadas medidas de contenção de sedimentos, resgate de espécies vegetais ameaçadas e proteção dos cursos d’água.
O consórcio responsável também trabalha na terraplenagem e pavimentação de 8,3 quilômetros. Três das quatro galerias subterrâneas para passagem de fauna já foram concluídas — registros fotográficos mostram que animais da região já utilizam as estruturas.
Conexão estratégica entre o Litoral Catarinense e a Serra Gaúcha
Com 744,3 km de extensão, a BR-285 liga Araranguá (SC) a São Borja (RS), na fronteira com a Argentina. A Serra da Rocinha integra a Serra Geral e conecta Timbé do Sul a São José dos Ausentes, atingindo altitudes de até 1.230 metros.
A pavimentação é considerada uma megaobra que deve impulsionar o turismo, facilitar o transporte de mercadorias e fortalecer a economia regional. O trajeto inclui mirantes naturais que oferecem vistas panorâmicas de Timbé do Sul e dos paredões característicos da Serra Geral.
Fonte: ND Mais
Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:
https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj.
Acesse o aplicativo da Rádio Web Cadeira Cativa:
https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html
Ouça a Rádio Web Cadeira Cativa. Clique no link azul.
https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html