Debate sobre ESG aponta caminhos para empresas e sociedade
Construir um futuro sustentável deixou de ser um discurso distante para se tornar uma exigência presente. Esse foi o tom do Fórum Regional Instituto Unimed/RS e 1º Workshop ESG Unimed Missões/RS, realizado em 1º de outubro, no auditório TecnoURI da Universidade Regional Integrada (URI), em Santo Ângelo. O evento reuniu especialistas e comunidade acadêmica para discutir como alinhar desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental.
O primeiro palestrante da noite foi Ricardo Voltolini, fundador da Ideia Sustentável e um dos pioneiros no debate sobre sustentabilidade corporativa no Brasil. Ele apresentou a conferência “Estratégia de ESG, Propósito e Valor Compartilhado”, reforçando a importância de que empresas incorporem práticas socioambientais como parte central de sua gestão.
Na sequência, Alexandre Hüller, analista ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, trouxe o tema “Os desafios para a descarbonização e o mercado de créditos de carbono”. O biólogo, mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes e doutorando em Ciência e Tecnologia Ambiental, abordou tendências globais e os desafios que o Brasil enfrenta para reduzir emissões e se inserir nesse mercado em expansão.
O fórum encerrou destacando o papel da cooperação entre empresas, universidades e comunidade para impulsionar mudanças efetivas. A proposta é que encontros como esse estimulem novas iniciativas e fortaleçam a cultura de responsabilidade compartilhada em toda a região.
A realização foi do Instituto Unimed/RS, Sescoop/RS, Instituto Unimed Missões/RS, Unimed Missões/RS, Sesc Mesa Brasil, Vertal Imóveis e URI Santo Ângelo.