-
Pedro Ortaça lança hoje, às 18h15, a música “Pena Guarany”, com clipe exclusivo e distribuição em todas as plataformas da Cadeira Cativa
O cantor missioneiro Pedro Ortaça, ícone da música nativista, lança nesta terça-feira, 5 de agosto, às 18h15, sua mais nova canção: “Pena Guarany”. A música marca seu retorno à cena musical aos 83 anos, após um período de afastamento devido a problemas de saúde.
O lançamento será multiplataforma e poderá ser conferido em todas as plataformas da Rádio Web Cadeira Cativa: no site oficial, página no Facebook, Instagram, transmissão ao vivo na Rádio Web e também no canal da emissora. O clipe oficial da música, gravado especialmente para este momento, estará disponível simultaneamente.
O projeto audiovisual foi gravado no dia 15 de julho, ao lado de seu filho Gabriel Ortaça, em locais simbólicos das Missões: a aldeia guarani do distrito de Buriti, em Santo Ângelo, e o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões. A produção homenageia os 400 anos das Missões Jesuíticas, a serem comemorados em 2026.
A letra de Pena Guarany é assinada pelo poeta Vaine Darde e permaneceu guardada por mais de uma década no violão de Pedro Ortaça. A melodia foi composta por Gabriel, que adaptou a música com a participação do pai.
A obra é também a primeira da carreira de Pedro Ortaça com acompanhamento de violino, interpretado pelo músico Douglas Mendes, que gravou remotamente pouco antes de falecer, em junho. O uso do instrumento resgata a tradição musical das Missões, onde os povos guarani aprendiam com os jesuítas a tocar e fabricar violinos.
Gabriel Ortaça destacou a emoção do momento:
> “Às vezes o artista passa por várias situações na vida pessoal, mas tem que continuar cantando pra alegrar as pessoas. É a missão dele. Nos serve de exemplo todos os dias. Pra mim, é o maior cantor do Rio Grande.”
Pedro Ortaça será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no dia 24 de outubro, em São Luiz Gonzaga. Ele já havia recebido a mesma honraria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em abril.
Ouça a Rádio Web Cadeira Cativa. Clique no link azul.
https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html
Foto: Rose Ortaça
Fonte: Observador Regional / G1 RS – Colaboração de Felipe Matiasso
Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:
https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj