
Impasse diplomático entre Brasil e Argentina trava assinatura de contrato da ponte internacional em Porto Xavier
O início da construção da ponte internacional entre Porto Xavier (RS), no Brasil, e San Javier, na Argentina, sofreu novo adiamento. Apesar da licitação já homologada e da empresa vencedora definida, o contrato não foi assinado devido a um impasse diplomático que envolve diretamente a Comissão Mista Binacional (Combi), responsável pela coordenação técnica do projeto entre os dois países.
Na última sexta-feira, 25 de julho, Ovídio Kaiser — secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier e coordenador regional da Associação dos Municípios das Missões (AMM) para o projeto da ponte — confirmou que a parte argentina alegou não ter sido formalmente comunicada pelo governo brasileiro sobre os termos do novo edital publicado em dezembro de 2024. Por conta disso, a assinatura foi suspensa, até que esclarecimentos formais sejam prestados à Argentina.
Kaiser relatou, em entrevista à Rádio São Luiz, que tomou conhecimento do impasse em junho, durante um evento em Porto Alegre. Desde então, manteve contato direto com o Ministério dos Transportes e com o Itamaraty, que confirmaram falhas na comunicação diplomática, admitindo a ausência de uma notificação oficial ao governo argentino. A situação agora depende de uma nova rodada de reuniões técnicas bilaterais para reavaliar o processo.
Histórico da obra
A construção da ponte é uma demanda histórica da região missioneira e estava prevista para iniciar em 2026. A primeira licitação, em 2022, foi cancelada após a crise financeira da empresa vencedora. O novo processo licitatório, concluído em março de 2025, escolheu o consórcio liderado pela construtora Revelli S.A., de origem italiana, com mais de 25 anos de atuação no Brasil.
A obra foi orçada em R$ 214 milhões, com recursos 100% do Tesouro Nacional, sem contrapartida da Argentina. O projeto prevê uma estrutura de aproximadamente 1.000 metros de extensão, com elementos inspirados na arquitetura das Missões Jesuíticas, interligando a BR-392, do lado brasileiro, à Ruta Nacional 121/14, do lado argentino.
Mobilização para reverter o impasse
Na tentativa de contornar a situação, uma comitiva de lideranças locais — coordenada por Kaiser — esteve em San Javier no último dia 24 de julho. O encontro, embora informal, contou com apoio de autoridades da província de Misiones, que se comprometeram a intermediar o diálogo junto aos técnicos do Ministério dos Transportes da Argentina.
Além disso, Kaiser mantém contato direto com o diplomata Felipe Lemos, chefe da Divisão Brasil-Argentina no Itamaraty, e articula uma nova reunião bilateral para retomar oficialmente o processo.
A assinatura do contrato, que estava prevista para junho, agora segue adiada sem data definida, o que pode impactar o cronograma original e atrasar o início das obras.
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Fonte: Redação da Rádio Web Cadeira Cativa, com informações da Rádio São Luiz.
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