⚡ Conta de luz ficará mais cara em agosto com bandeira vermelha 2, anuncia Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (25) que o mês de agosto terá a bandeira tarifária vermelha patamar 2, o nível mais alto do sistema. Com isso, os consumidores brasileiros pagarão R$ 7,87 a mais a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A mudança se deve à queda nas afluências, ou seja, no volume de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas. Como a geração hídrica está comprometida, aumenta-se a necessidade de utilizar usinas termelétricas, que possuem custo de produção mais elevado.
Em nota, a Aneel reforça que o acionamento da bandeira mais cara exige atenção redobrada dos consumidores. “É fundamental que todos tenham consciência e façam uso responsável da energia elétrica”, destacou o comunicado da agência.
O que são as bandeiras tarifárias?
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa ao consumidor o custo real da geração de energia no país. Ele varia de acordo com as condições de produção, especialmente a disponibilidade de recursos hídricos. Quanto mais escassos os recursos, maior o custo — e mais alta a bandeira.
Com a bandeira vermelha no patamar 2, a Aneel alerta para o consumo consciente, incentivando a população a economizar energia e evitar desperdícios, o que também contribui para a sustentabilidade ambiental.
A recomendação é reduzir o uso de aparelhos que consomem muito, como chuveiro elétrico, ferro de passar e ar-condicionado, sempre que possível.
---
Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:
https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj.
Estou usando o aplicativo da rádio:
https://radiowebcadeiracativa.com.br/