URI realiza 5ª Mostra Científica Integrada das Ciências Agrárias de forma virtual
A Universidade Regional Integrada (URI), por meio de seus campi de Santo Ângelo e Frederico Westphalen, promoveu nos dias 3 e 4 de julho, a 5ª Mostra Científica Integrada das Ciências Agrárias, um evento realizado de forma virtual entre as 19h30min e 22h30min. A iniciativa teve como principal objetivo estimular acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Tecnologia em Agropecuária a publicarem seus trabalhos de conclusão de curso, pesquisas, relatos de caso e projetos de extensão.
Sob a coordenação do professor Dr. Vitor Girardelo, a organização da Mostra Científica contou com o envolvimento de um grupo de docentes e o apoio das coordenações dos cursos participantes. Segundo Girardelo, o planejamento do evento teve início em 2020, com as discussões e definições devidamente registradas em atas pelos representantes das Ciências Agrárias da URI.
Nesta edição, a Mostra Científica apresentou 61 trabalhos acadêmicos, elaborados por alunos do 9º semestre, como parte de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), e por participantes de grupos de pesquisa dos dois campi. Os trabalhos foram expostos em salas simultâneas virtuais, proporcionando um espaço rico para o compartilhamento de conhecimento científico e experiências entre estudantes e professores.
O evento teve início com uma palestra do pesquisador Raul Cauduro Girardelo, da Universidade de Davis, localizada no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Girardelo abordou o tema: “Vitivinicultura Americana e os impactos das queimadas na uva e no vinho da Califórnia”, trazendo uma perspectiva internacional à Mostra Científica.
A exposição despertou grande interesse, especialmente entre os acadêmicos de Agronomia, e abriu novos horizontes, com possibilidades futuras de intercâmbio acadêmico entre a URI e a Universidade de Davis. O tema também ressaltou a relevância de práticas sustentáveis e o impacto das mudanças climáticas na produção agrícola.
A 5ª Mostra Científica Integrada reforçou o compromisso da URI em incentivar a produção científica e a divulgação de conhecimento técnico e acadêmico entre seus estudantes. Para o professor Vitor Girardelo, eventos como este são fundamentais para a formação de profissionais mais qualificados e conectados com os desafios de suas áreas.