Fim da Cobrança de Pedágio na BR-116 e BR-392: O Futuro das Rodovias no RS
A partir de 4 de março de 2026, a cobrança de pedágio nas rodovias BR-116 e BR-392, no Rio Grande do Sul, será encerrada com o fim do contrato de concessão da Ecosul. Essa decisão marca uma nova etapa para as rodovias, que serão temporariamente administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) até a conclusão de um novo processo licitatório.
Por que o fim do pedágio?
O contrato vigente, firmado em 1998, enfrentou críticas ao longo dos anos devido às altas tarifas e às poucas melhorias significativas nas rodovias. Atualmente, a tarifa é de aproximadamente R$ 19,60. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) optou por não renovar o contrato após estudos que indicaram a necessidade de um modelo mais equilibrado de concessão, com maiores investimentos em infraestrutura e tarifas mais acessíveis.
Com atrasos no processo de licitação, o edital para o novo contrato está previsto apenas para maio de 2026, com leilão programado para agosto do mesmo ano. Assim, a assinatura do contrato e o início da operação pelo novo concessionário devem ocorrer somente em 2027, criando um período de aproximadamente um ano sem cobrança de pedágio.
O estado atual das rodovias
De acordo com a concessionária Ecosul, o tráfego nas praças de pedágio é normal, sem interrupções ou bloqueios significativos. As últimas chuvas não causaram danos à infraestrutura administrada pela empresa, mas alguns trechos fora da concessão apresentam pavimento irregular devido a obras em andamento e a impactos climáticos.
Trechos da BR-116, como o segmento entre Guaíba e Pelotas, estão passando por obras de duplicação conduzidas pelo DNIT, com 148 km já concluídos. Embora o pavimento seja considerado trafegável, motoristas relataram a necessidade de maior atenção em pontos com desmoronamentos e sinalização de obras.
O que o governo planeja
Durante o período de transição, o DNIT será responsável pela gestão e manutenção das rodovias, realizando reparos emergenciais e garantindo a trafegabilidade. O projeto da nova concessão, intitulado “Rota Integração do Sul”, incluirá também as BRs-158 e 290