Vacinação contra o HPV para jovens entre 15 e 19 anos inicia no dia 5 de maio
Micael Olegario Micael
Foto: Canva
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) divulgou comunicado sobre o início da vacinação contra HPV para adolescentes no Estado. A campanha é voltado ao resgate dos jovens não vacinados com idades entre 15 e 19 anos. O período de vacinação inicia na próxima segunda-feira, 5 de maio.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O HPV é uma das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) mais comuns no mundo. A doença afeta a pele e mucosas, podendo causar verrugas anogenitais e, em alguns casos, levar ao câncer. A sigla HPV faz referência ao Papilomavírus Humano, que possui mais de 100 diferentes tipos. A vacina contra o HPV busca prevenir a infecção e, geralmente, é aplicada em meninas e meninos entre 9 e 14 anos.
Porém, dados do Ministério da Saúde estimam que 7 milhões de jovens entre 15 e 19 anos de todo o país não estavam vacinados contra HPV em 2024. No Rio Grande do Sul, o número estimado é de 669.068 jovens nessa faixa etária. Ainda conforme a pasta, os municípios prioritários da campanha são aqueles com a maior proporção de não vacinados nos dois sexos.
A vacina para esse público é feita em uma única dose e pode ser aplicada em qualquer unidade de saúde estadual. A campanha segue até o 31 de julho.