Uma frente fria vai avançar pelo país a partir do domingo, causando chuvas e uma queda significativa das temperaturas em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Veja também: Fim de semana ainda com previsão de chuvas pelo Brasil
Matheus Manente
Previsões indicam que uma nova frente fria se formará ao longo deste fim de semana, avançando pela Região Sul do Brasil já ao longo do domingo (27). Embora a frente não forme chuvas tão intensas assim, a massa de ar frio que avançará pelo país logo após sua passagem fará as temperaturas caírem em boa parte do país.
Isso fará o tempo mudar bastante em alguns estados do centro-sul do país neste final de Abril. Confira a seguir os detalhes da previsão e descubra quais estados serão mais afetados pela frente fria ao longo da semana que vem.
Frente fria forma chuvas moderadas sobre a região Sul
Já na madrugada do domingo (27), pancadas de chuva se formarão sobre o Rio Grande do Sul. As pancadas de chuva ocorrerão de maneira rápida no estado e, até o fim do dia, o tempo volta a ficar firme na maior parte dos municípios.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da segunda-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da segunda-feira mostra que as chuvas não serão fortes na região Sul, ocasionando volumes em torno de 50 mm, sem causar grandes transtornos.
Nos período da tarde e noite do domingo (27), as chuvas avançam para Santa Catarina e Paraná, onde os acumulados serão maiores do que no Rio Grande do Sul. Ao total, espera-se chuvas fracas a moderadas, de até 50 mm, e que podem causar pequenos transtornos como alagamentos em áreas urbanas.
Chuvas fracas podem se formar ainda na segunda-feira (28) no leste de Santa Catarina e no Paraná, mas se dissipam completamente na terça-feira (29), quando o tempo passa a ficar completamente firme na região Sul.
Massa de ar frio faz as temperaturas caírem
Já no próprio domingo (27), uma queda de temperaturas será sentida em todo o território do Rio Grande do Sul. Ao longo da segunda-feira (28), a massa de ar frio avança também para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Previsão de ventos e anomalia de temperaturas na segunda-feira de tarde.
Previsão de ventos e anomalia de temperaturas na segunda-feira de tarde mostra a abrangência da massa de ar frio, que pode chegar até Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
No Rio Grande do Sul, as mínimas chegam a 8°C na segunda-feira e, na terça-feira, podem chegar a valores ainda mais baixos de até 2°C nas regiões serranas, trazendo possibilidade de geadas pontuais.
Há possibilidade de temperaturas mínimas de até 2°C durante a madrugada de terça-feira (29) e quarta-feira (30), especialmente na região das Serras gaúcha e catarinense, o que significa que há chance de ocorrência de GEADAS ao longo da semana que vem.
O frio será sentido ainda em São Paulo e Rio de Janeiro na terça-feira (29) e na quarta-feira (30), embora a queda das temperaturas nestes estados seja bem menos pronunciada do que na Região Sul.
Previsão de temperaturas mínimas na quarta-feira durante a manhã.
Previsão de temperaturas mínimas na quarta-feira durante a manhã mostra que há risco de mínimas de até 2°C e possibilidade de ocorrência de geadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
As mínimas em São Paulo e no sul do Mato Grosso do Sul chegam a valores próximos dos 10°C, mas não devem ficar mais baixos que isso, sendo que no momento não há previsão de geadas no Sudeste e nem no Centro-Oeste.
Para não ser pego de surpresa pelas mudanças do tempo, não deixe ainda de conferir a previsão específica para o seu município, com valores de temperatura prevista ao longo de toda a próxima semana
Fonte. site da Meteored | Tempo.com.