Gastronomia, cultura e debates estratégicos marcam a sexta-feira na Fenamilho
Nesta sexta-feira, 25 de abril, o Parque de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo, será palco de uma intensa programação durante a 21ª Fenamilho Internacional. O evento reúne gastronomia, cultura, conhecimento técnico e debates públicos ao longo de todo o dia.
O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, estará cumprindo agenda institucional em Santo Ângelo e a previsão é de que ele esteja no parque por volta das 10 horas, quando será recebido pela Comissão Organizadora da Fenamilho e autoridades locais e regionais.
Gastronomia em destaque
A sexta-feira é dedicada ao "Dia do Suíno na Gastronomia da Fenamilho", com pratos especiais à base de carne suína sendo oferecidos em restaurantes, lancherias e pontos estratégicos do parque. Outro atrativo gastronômico será a degustação de pratos à base de milho, a partir das 15h, no estande da Emater/RS – ASCAR.
Tecnologia e agricultura
Logo às 9h, no CampoTech, inicia o bate-papo com especialistas em plantadeiras no estande da Palmitrac/Grunder. A conversa fica aberta até as 21h e é voltada a produtores interessados em inovação no plantio. No mesmo espaço, às 14h, ocorre o curso de arranjos florais com Nereu Streck (UFSM), e a mostra de trabalhos científicos promovida pela URI.
Cultura e educação
A programação cultural da MK Produções Culturais “Arte e Cultura na 21ª Fenamilho Internacional” tem início às 14h30 com a peça infantil "Nos Caminhos do Lixo", encenada pelo grupo Acácia no Palco Cultural Stok Center. Às 16h30, no Pavilhão da Cultura, haverá lançamento de livros e cartilhas educativas da autora Dinalva Alves De Souza, com temas sobre saúde infantil e prevenção de doenças.
Às 18h, será entregue a premiação do Concurso Cultural Artístico-Literário da Fenamilho. Em seguida, às 18h30, a banda "Os Waldos" anima o público no Palco Cultural. A noite encerra com o grupo Xixando, às 21h, e o show das bandas Energia Nova e Nave Som, às 22h, no anfiteatro (Arena P8).
Reflexão sobre história e identidade regional
Com foco nas raízes missioneiras, a Assembleia Legislativa do RS promove às 11h uma audiência pública sobre os 400 anos das Missões Jesuíticas, no auditório Iglenho Araújo Burtet. Às 15h30, tem início as apresentações artísticas da esquete "Esplendor das Missões", seguido de painel sobre o mundo jesuítico e guarani, das 16h às 17h30.
Às 19h30, nova audiência pública debate o apoio ao Projeto de Lei que propõe Santo Ângelo como Capital Nacional do Milho.
Debates sobre o futuro do estado e o agronegócio
Entre as 13h e 15h, o auditório recebe o ex-ministro João Augusto Ribeiro Nardes para um painel sobre governança e estratégias para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Às 19h, o espaço da Casa do Agropecuarista será palco da conversa "O Agro na Atualidade", com Luis Fernando Pires e Domingos Velho Lopes. Também às 19h30, o estande do TRIJUNTO traz a atração "O Milho na Gastronomia Missioneira", unindo saberes e sabores locais.
A programação desta sexta reforça o papel da Fenamilho como espaço plural, onde tradição, inovação, cultura e debate caminham juntos.
Texto: Tarso Weber





