Novo Edital do Ministério da Educação prorroga prazos para seleção de cursos de Medicina
Grande expectativa.
Por Administrador
Publicado em 02/04/2025 22:45
NOTICIAS EM GERAL .

 

Novo Edital do Ministério da Educação prorroga prazos para seleção de cursos de Medicina

 

O Ministério da Educação (MEC) publicou um edital no último dia 26 de março, estabelecendo mudanças significativas no processo de seleção de propostas para autorização de novos cursos de Medicina no âmbito do Programa Mais Médicos. A alteração incide sobre o edital nº 1, de 4 de outubro de 2023, e traz novos prazos para as etapas do processo.

 

Com a publicação do novo edital, a data para a divulgação da análise preliminar das propostas, inicialmente estipulada para 28 de março de 2025, foi estendida para 27 de junho. Além disso, a divulgação das instituições selecionadas, que estava agendada para 30 de maio, será agora realizada no dia 29 de agosto. É também nesta data que ocorrerá a divulgação do recurso e a homologação do resultado final do edital, apresentando as instituições contempladas.

 

            No Rio Grande do Sul, 11 regiões competem pelas quatro indicações disponíveis para a criação de novos cursos de Medicina. Dentre estas, nove continuam sendo consideradas preferenciais, totalizando até o momento, 19 instituições habilitadas a participar do processo.

 

A URI Campus Santo Ângelo é uma das instituições que se destacam no cenário atual. A Diretora-Geral, Drª Berenice Rossner Wbatuba, afirmou que a instituição cumpriu todos os requisitos estabelecidos no edital, segundo os critérios da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Ela ressaltou que essa conformidade coloca Santo Ângelo e a região das Missões numa posição favorável para ofertar o curso de Medicina.

 

Carlos Augusto Lemos, diretor Acadêmico da instituição, revelou que das 60 vagas programadas para o curso, 12 serão destinadas a programas sociais, como o ProUni e o Programa de Bolsas de Estudos de cotas afirmativas, conforme critérios étnico-raciais e pessoas com deficiência.

 

O diretor também salientou que A URI terá que investir nos seguintes itens: Formação para os profissionais da rede de atenção à saúde; Construção e/ou reforma da estrutura dos serviços de saúde; Aquisição de equipamentos para a rede de atenção à saúde; Pagamento de bolsas de Residência Médica em programas de Medicina de Família e Comunidade e, no mínimo, dois outros das áreas prioritárias.

 

Com as alterações nos prazos e a competição acirrada, a expectativa em torno da seleção das propostas cresce, trazendo esperança para a região missioneira, que busca expandir as oportunidades de formação médica e fortalecer a rede de saúde local através do Programa Mais Médicos.

 

Fonte. Assessoria da Uri 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!