A Prefeitura de Santo Ângelo, por meio da Vigilância Ambiental, conta comum ecoponto exclusivo para o descarte correto de pneus, reunindo o material coletado em borracharias da cidade em um único local. A iniciativa tem como objetivo prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de garantir a destinação adequada dos pneus para reciclagem.
“Antes, eram 30 pontos distintos onde precisávamos aplicar produtos para eliminar focos do mosquito. Agora, concentramos esse trabalho em um só local, o que otimiza recursos e fortalece o combate à dengue”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Rodrigo Stankowski.
No ecoponto, os pneus passam por um tratamento químico e biológico para eliminar qualquer possibilidade de proliferação do mosquito. “Cada carga de pneus recebe um produto de contato que elimina os mosquitos ao pousarem, e também um tratamento biológico que impede a eclosão dos ovos”, destaca Stankowski.
Outra vantagem do ecoponto é a parceria com uma empresa especializada de Curitiba, que realiza a coleta e reciclagem dos pneus sem custo para o município e para os moradores. “Quando acumulamos cerca de 2.500 pneus, a empresa vem e recolhe todo o material. Isso assegura que eles tenham uma destinação correta e não voltem para o meio ambiente de forma inadequada”, ressalta o coordenador.
A população também pode levar pneus para descarte no ecoponto, localizado na Rua Padre Manuel da Nóbrega, 320 (em anexo à Vigilância Ambiental). O horário de funcionamento é das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. “Queremos tranquilizar a comunidade de que, apesar do grande volume de pneus armazenados, eles estão seguros e fazem parte da estratégia de combate à dengue. Além de não representarem risco, acabam se tornando uma armadilha eficiente contra o mosquito”, finaliza Stankowski.