TANIA LEDUR
Frente fria da mudança do tempo pode chegar ao Sul do Brasil no Dia da Mulher
Publicado em 04/03/2025 09:39
NOTICIAS EM GERAL .

 

 


Frente fria da mudança do tempo pode chegar ao Sul do Brasil no Dia da Mulher

A tão aguardada frente fria que trará fim ao calor extremo de 2025 deve começar a atuar na região Sul no dia 8 de Março.


A partir da segunda semana de Março, irá ocorrer uma mudança gradual do clima, com retorno das chuvas regulares no centro-sul e alívio do calor extremo.

Por Ana Maria Pereira Nunes

A tão aguardada frente fria que, a princípio, trará fim ao calor extremo de 2025 deve começar a atuar na região Sul no dia 8 de março. O primeiro fim de semana de março foi marcado por temperaturas extremas no Brasil, especialmente no Sul e Sudeste, onde as máximas se aproximaram dos 40°C no domingo de Carnaval (02), e três recordes foram quebrados na capital paulista.

Esse calor intenso, que persiste desde Fevereiro, reforça a expectativa para a chegada de uma mudança significativa no tempo. E essa mudança pode começar justamente no Dia Internacional da Mulher, com a aproximação de uma frente fria.

Semana de temperaturas extremas antes do alívio

A primeira semana do mês, período de Carnaval, será de temperaturas muito acima da média, podendo ser uma das semanas mais quentes da história. O calor e sensação de abafamento não terão alívio nem durante as noites, que devem registrar anomalias mais intensas (desvios em relação à média) do que os dias.

O mapa abaixo mostra a previsão de anomalia de temperatura do modelo ECMWF para a noite (20h) de terça-feira (04), com temperaturas até 10°C acima da média no Rio Grande do Sul e mais de 7°C no Sudeste e Centro-Oeste.

Essas anomalias representam temperaturas de quase 30°C durante à noite. As temperaturas máximas serão próximas ou superiores a 40°C na quarta-feira (05) no Rio Grande do Sul, desde a região metropolitana de Porto Alegre, passando pelo Centro do estado (Santa Maria) até a região oeste em Uruguaiana.

As áreas na parte oeste da região Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e interior de São Paulo e Rio de Janeiro também podem ter temperaturas próximas a 40°C.

"Oba, lá vem ela": a frente fria mais aguardada dos últimos tempos

O alívio térmico começará a ser desenhado na quinta-feira (6), quando um ciclone extratropical começa a se formar no sul da Argentina. Esse sistema, ao se deslocar para leste, em direção ao oceano, estará associado a uma frente fria que avançará pelo território argentino e, posteriormente, sobre o Rio Grande do Sul.

Ciclone (L) e sua frente fria configurados sobre a Argentina no dia 07 de março.

A expectativa é que a frente fria chegue à fronteira do Brasil com o Uruguai já no sábado (8), atingindo cidades como Bagé, Santana do Livramento, Chuí e Uruguaiana.

O avanço da frente, no entanto, será gradual, espalhando seus efeitos por mais áreas ao longo do domingo (9), quando deve alcançar regiões mais ao norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.

Tempo severo à vista

A chegada da frente fria pode ser marcada por temporais, especialmente no oeste e sul do Rio Grande do Sul, mas podendo ocorrer sobre todo o território. O contraste térmico entre o ar quente e úmido da região e a incursão do ar mais frio favorecerá a formação de instabilidades severas, com rajadas de vento fortes, chuva intensa e possibilidade de granizo. Conforme a frente avança, o sistema tende a perder força, mas ainda poderá provocar temporais em toda a região Sul e mudanças significativas no tempo.

A expectativa é que o calor diminua ao longo da próxima semana, trazendo temperaturas mais amenas, embora ainda acima da média. Os modelos meteorológicos são rodados a cada hora, e suas saídas vão sendo aprimoradas. Por isso, acompanhe as atualizações da Meteored | Tempo.com ao longo dos próximos dias para mais detalhes sobre essa mudança no tempo e seus impactos na região.
Fonte. METEORED

Comentários
Comentário enviado com sucesso!