TANIA LEDUR
Lula diz que Zelensky foi 'humilhado' por Trump e chama bate-boca de 'cena grotesca
Publicado em 01/03/2025 18:54
NOTICIAS EM GERAL .

 


Lula diz que Zelensky foi 'humilhado' por Trump e chama bate-boca de 'cena grotesca'

Presidente brasileiro deu declaração no Uruguai, onde participa da cerimônia de posse do novo presidente do país

Redação Terra


Lula, presidente da República, durante coletiva de imprensa em Brasília.

Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sábado, 1º, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, humilhou o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, no episódio do bate-boca na Casa Branca, na sexta-feira, 28. O petista ainda classificou a discussão na Sala Oval como “cena grotesca e desrespeitosa”.

 


“Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que na cabeça do Trump o Zelensky merecia isso [...]. Não sou diplomata, mas desde que a diplomacia foi criada não se vê uma cena tão grotesca e desrespeitosa como a que aconteceu na Sala Oval da Casa Branca", disse Lula no Uruguai, onde está para acompanhar a cerimônia de posse do novo presidente do país, Yamandù Orsi.

Zelensky diz que a Ucrânia deve ser ouvida, não esquecida

O desentendimento no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, foi no fim da reunião entre os dois líderes. Ela acabou de forma repentina, após o republicano gritar com o colega e criticá-lo ao vivo diante de câmeras de televisão. Trump ainda acusou Zelensky de "brincar com a Terceira Guerra Mundial". Lula revelou que conversou sobre o ocorrido com Franz-Walter Steinmeier, presidente da Alemanha.

Como foi o bate-boca

Zelensky e Trump se encontraram no Salão Oval da Casa Branca para tratar de um potencial acordo entre os dois países para a participação dos EUA na indústria mineral ucraniana. No entanto, durante uma reunião com a presença da imprensa, começaram a discutir. 

O desentendimento começou após JD Vance ter expressado que o "o caminho para a paz e o caminho para a prosperidade talvez seja o engajamento na diplomacia", e direcionou críticas ao ex-presidente Joe Biden, afirmando que ele optou por um caminho de "bater no peito e fingir que" as palavras dos Estados Unidos importam mais do que as ações dos Estados Unidos.

Zelensky disse não ter entendido do que o vice-presidente estava falando, descrevendo o relacionamento da Ucrânia com a Rússia e em seguida questionou se o político já tinha sequer visitado o país. Neste momento, Vance começou a repreender o presidente ucraniano o chamando de “desrespeitoso”. 

Trump interviu e acusou Zelensky de flertar com a “Terceira Guerra Mundial”. “Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, o país que te apoiou muito mais do que muita gente diz que deveria”, afirmou. 

Após a discussão, Trump fez uma publicação na Truth Social afirmando que a situação foi um desrespeito e determinou que Zelensky não estava “pronto para a paz”. 

“É incrível o que emerge através da emoção, e eu determinei que o Presidente Zelensky não está pronto para a paz se a América estiver envolvida, porque ele sente que nossa participação lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, eu quero PAZ. Ele desrespeitou os Estados Unidos da América em seu precioso Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz”, escreveu. 

A coletiva de imprensa que aconteceria no período da tarde desta sexta-feira, 28, foi cancelada e o presidente ucraniano deixou a Casa Branca mais cedo do que previsto. No entanto, não há informações se foi por uma escolha dele ou se foi a pedido de Trump. 

Segundo informações do The Washington Post e a da agência de notícias Reuters, o governo Trump está avaliando a suspensão do envio de ajuda militar à Ucrânia. Além disso, o presidente norte-americano não teria mais interesse em negociar o acordo sobre os minérios ucranianos.

Fonte: Redação Terra

Comentários
Comentário enviado com sucesso!