TANIA LEDUR
ROQUE GONZALES FARÁ FEIRA DE ARTESANATO E AGRICULTURA FAMILIAR E SE MOVIMENTA PARA REALIZAR EVENTO SIMILAR COM MAIS FREQUÊNCIA. LEIA.
Publicado em 06/02/2025 15:26
NOTICIAS EM GERAL .

 

 RETOMADAS DAS FEIRAS EM PRAÇA PÚBLICA E REGULARIDADE DESTE TIPO DE EVENTOS.

 

Muitas cidades de pequeno e médio porte invariavelmente oferecem poucas opções tanto de lazer como espaços onde arte, artesanato, feiras de produtos oriundos da agricultura familiar possam ser usufruidos com regularidade. Os espaços públicos até existem mas as iniciativas ou são raras, ou iniciam e não conseguem perdurar no tempo. Por outro lado a produção de artesanato, produtos nesta área e valores artísticos existem, o que falta é eventos permanentes para mostrar e oferecer tudo isso ao público, sem que precise se deslocar para centros maiores.

A cidade de Roque Gonzales, com uma população de pouco mais de 7 mil habitantes , na região missioneira do Rio Grande do Sul, pode ser uma exeção e começa a se destacar ao oferecer atrações para uma população que aos poucos tem acorrido para estes espaços pouco comuns em nossa região. Atualmente Roque já se destaca pela conhecida "Prainha"que vem atraindo muita gente de vários municipios da região, principalmente nos finais de semana em época de calor. Junto a isto neste final de semana, no sábado dia 08 de fevereiro está sendo preparado uma FEIRA DE ARTESANATO E AGRICULTURA FAMILIAR.

Segundo Suzana Souza, integrante de um grupo de abnegadas artesãs locais, o evento marca a retomada de atividades que já acorrerram anteriormente e que ultimamente tinha pouca regularidade. A feira está sendo organizada por um grupo de artesãos e colaboradores ligados a estes seguimentos e contará com o apoio da EMATER, Sindicato dos Trabalhdores Rurais e Prefeitura Municipal. 

O evento vai occorrer na praça Adair Vicente de Brum na área central da cidade e será das 7 as 13 horas. Contará com diversas bancas de artesanato, tecido, madeira, etc, bem como folhagens, plantas, quitutes e também com produtos de altíssima qualidade oriundos da agricultura familiar. 

Quem visitar a feira vai encontar um ambiente agradável, onde poderá adquirir presentes, produtos para o seu consumo, aproveitar a boa sombra, levar sua familia , um bom chimarrão,ouvir uma música gaúcha e bater um papo com os amigos que lá comparecerem. 

 

PENSANDO EM UM EVENTO PERMANENTE EM ROQUE GONZALES. ACONTECEU UMA RODA DE CONVERSA NO SÁBADO DIA 01 DE FEVEREIRO.

 

Na manhã deste Sábado (01/02/25), aconteceu um encontro de troca de idéias e experiências. O local foi o Quiosque da Pousada Sítio Caye, Linha Poço Preto, Roque Gonzales, numa parceria com o Sr Dalmir Ledur idealizador e criador do Brique da Praça de Santo Ângelo já funciona aos domingos há 33 anos. Ledur tabém é proprietário da Rádio Web e site. www.radiowebcaideriacativa.com.br. 

O casal João e Nivia Kuhn foram os anfitriões na sua Pousada Sítio Caye, um lugar aprazivel junto a natureza, contando com um projeto sustentável e com acomodações aos hospedes que visitam a cidade de Roque Gonales, tudo de frente para o lago.

Durante a reunião café , o casal Dalmir e Tânia Ledur que fizeram parte da direção do Brique da Praça de Santo Ângelo por mais de 30 anos, discorreram sobre a experiência frente a este evento que já realisou mais de 1600 edições e que se notabilizou como um dos maiores eventos permanentes do estado, sendo visitado por milhares de poessoas.

Além do casal anfitrião e dos visitantes estiveram presentes as artesãs Anabel Marx, Suzana Souza e Mônica Ferreira. E o foco da conversa girou em torno da idéia de como implementar em Roque Gonzales uma feira ou um evento que possa reunir dezenas de expositores locais e até regionais e com uma certa regularidade para suprir a lacuna a que nos referiamos ainda no texto acima.

Os presentes estão muito animados com a idéia, pensam em aproveitar as experiencias repassadas pelos dirigentes do Brique de Santo Ângelo, adaptalas as situações locais e na sequência colherão subsídios na feira do próximo sábado, farão contatos com outros possíveis expositores, visitarão orgãos públicos e entidades fazendo convite para que se engajem como parceiras do futuro  evento.

 

Colaboraram neste texto e fotos  . Nivia e Joào Kuhn.

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!