Nesta quarta-feira (22), foi empossado o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santo Ângelo, Vinicius Makvitz. O ato de posse contou com a presença do prefeito Nívio Braz, do vice-prefeito Carlos Gonçalves, secretários, empresários e representantes de entidades empresariais.
Com 44 anos e natural de Santo Ângelo, Makvitz possui graduação em Administração de Empresas com ênfase em Agronegócio e pós-graduação em Gestão Pública. Além de ter sido vereador de 2012 a 2020, também foi eleito em 2024 e já exerceu a função de Secretário de Planejamento Urbano e de Turismo e Esporte.
Segundo Makvitz, ele irá trabalhar em conjunto com o novo diretor de Desenvolvimento Econômico, Grasiano Tolfo, indicado pelas entidades empresariais de Santo Ângelo para o cargo, e com o diretor de Turismo, Marconi Flach, designado pelo Grande Projeto Missões. O principal objetivo da parceria é qualificar a questão técnica e promover a união entre sociedade, classe empresarial, entidades e poder público em prol do desenvolvimento da cidade.
Entre as ações prioritárias já em andamento, destaca-se a adesão ao programa Tudo Fácil, que permite a abertura de CNPJ em até 10 minutos para atividades de baixo risco. O secretário também está planejando facilitar a emissão de alvarás. Atualmente, as empresas podem realizar esse procedimento de forma online, mas nem todos os campos obrigatórios estão devidamente preenchidos, o que tem gerado a retenção de centenas de alvarás nos últimos anos. Makvitz já está trabalhando com a empresa de tecnologia que atende a prefeitura para resolver essa questão.
Entre as principais ações que já estão sendo pensadas pelo secretário está a adesão ao programa Tudo Fácil, que permite a abertura de CNPJ em até 10 minutos para atividades de baixo risco. Makvitz também planeja facilitar a emissão de alvarás. Atualmente, as empresas podem realizar esse procedimento de forma online, nem todos os campos de preenchimento são obrigatórios, o que tem gerado a retenção de centenas de alvarás nos últimos anos. Ele afirma que já está trabalhando com a empresa de tecnologia que atende a prefeitura para solucionar essa questão.
Já no setor do turismo, o foco está nas comemorações dos 400 Anos das Missões, que devem atrair cerca de R$ 10 milhões em investimentos para Santo Ângelo. O secretário também mencionou a destinação de recursos para um novo Parque Industrial e a ampliação da Perimetral Norte, iniciativas que contribuirão para o desenvolvimento da Zona Norte
Fonte. Assessoria da prefeitura de Santo Ângelo.