Novo padrão climático começa a partir desta quinta-feira: chuvas e o risco de tempestades vão aumentar na Região Sul
Previsão
Novo padrão climático começa a partir desta quinta-feira: chuvas e o risco de tempestades vão aumentar na Região Sul
Uma mudança de padrão vai acontecer a partir desta quinta-feira através do aumento das chuvas no centro-sul do Brasil. Chuvas voltam a atingir boa parte da Região Sul e há maior risco de chuvas intensas e de tempestades.
Existe a probabilidade de precipitação para a Região Sul na sexta-feira.
Tiago Robles
A partir da próxima quinta-feira (16), a umidade passa a ser transportada de forma mais efetiva para o centro-sul do Brasil, através da formação de um rio atmosférico, canal de umidade, de orientação norte-sul.
Essa mudança do fluxo de umidade é o início de um novo padrão climático que vai afetar a segunda quinzena de janeiro, com chuvas mais frequentes e abrangentes no centro-sul do país, principalmente sobre a Região Sul.
A oscilação de Madden-Julian (MJO) é o principal fator climático que vai impulsionar e determinar a mudança da umidade no Brasil. A partir do fim desta semana, a MJO passa a atuar na fase 3, com possibilidade de atuar na fase 4, dificultando a formação de nuvens de chuva sobre o Nordeste, boa parte do Sudeste, do Centro-Oeste e na porção centro-leste da Região Norte. Por outro lado, os sistemas de chuvas ficam mais contidos sobre o centro-sul do Brasil, o que potencializa os eventos de chuvas sobre a Região Sul e estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.
Além da mudança do padrão de precipitação, as temperaturas no Brasil podem ficar mais elevadas, devido à maior persistência dos sistemas de chuva ao sul, há menos nebulosidade no centro-norte e maior taxa de aquecimento no centro-norte do país e o escoamento do ar mais quente também é favorecido para as regiões entre o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste, resultando em um período mais quente.
Semana termina sob alertas de chuvas intensas e de tempestades
Na quinta-feira (16), as chuvas passam a deslocar mais para sul e há um aumento para o risco de eventos intensos de chuvas sobre o Sudeste e porção central do país. O aumento da umidade também afeta o norte da Região Sul, proporcionando alertas de chuvas intensas e de tempestades para o norte do Paraná.
Para o restante da Região Sul, o leste do Paraná e de Santa Catarina vão receber influência da circulação oceânica que contribui para pancadas isoladas a partir da tarde. No Rio Grande do Sul, a previsão é de pancadas isoladas e de curta duração no sul, região Central e entre o Noroeste e o Oeste do estado.
Na sexta-feira (17), já pela manhã, há muita nebulosidade no centro-leste de Santa Catarina, no norte e leste do Paraná, como ocorrência de chuva de até forte intensidade nas regiões de divisa com o estado de São Paulo. No Rio Grande do Sul, há potencial de chuvas de até forte intensidade entre a Campanha, o Sul e o Sudeste do estado.
Por volta do meio da manhã até o fim do período, passa a chover no leste de Santa Catarina e no leste do Paraná. No norte paranaense, há potencial de chuvas intensas e de tempestades, principalmente nas regiões de divisa com o estado de São Paulo.
Na sexta-feira, os alertas de chuvas intensas e para o risco de tempestades vêm a partir da tarde, na porção central e em todo o leste de Santa Catarina e do Paraná. No Rio Grande do Sul, as instabilidades provocam chuvas mais pontuais, mas com potencial de tempestades na região Central, no Oeste, região de Porto Alegre, no Sul e Sudeste do estado.
Os alertas continuam no fim de semana
No sábado (18), há previsão de chuvas pela manhã de moderada a forte intensidade no norte e leste do Paraná. No período da tarde, as chuvas intensas e as tempestades voltam a ocorrer no centro-norte e leste do Paraná e em todo o estado de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, as chuvas ocorrem com fraca intensidade na porção leste do estado até a altura da região de Porto Alegre.
No domingo (19), as chuvas se espalham mais e acontecem de forma mais pontual a partir da tarde. Há risco de tempestades pontuais e de pancadas de até forte intensidade na metade sul do Rio Grande do Sul, no oeste e norte de Santa Catarina e em todo o estado do Paraná.
Chuvas mais concentradas no centro-sul do Brasil na próxima semana
Devido à influência da MJO, na fase 3, as chuvas passarão a ocorrer mais no centro-sul do Brasil, com maior recorrência entre Santa Catarina, o Paraná, São Paulo e o Mato Grosso do Sul.
Anomalia de precipitação para a próxima semana do dia 20 até o dia 27 de janeiro.
O estado do Rio Grande do Sul vai registrar um aumento das chuvas, mas ainda não serão tão recorrentes quanto os demais estados da Região Sul. No entanto, será um período com potencial de chuvas intensas e de tempestades, que podem ocorrer com severidade. Essa padrão da precipitação deve se manter até o fim do mês.
Fonte. METEORED . TEMPO COM