PORTO ALEGRE
Como é a escultura em homenagem aos heróis voluntários da enchente no RS
Monumento instalado ao lado da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, será inaugurado nesta quarta-feira
Os voluntários que ajudaram os atingidos pela catástrofe climática de maio deste ano vão receber uma homenagem permanente ao lado da Usina do Gasômetro, no trecho 1 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre.
Escultura em homenagem aos voluntários da enchente fica ao lado da Usina do Gasômetro, em Porto AlegreFoto: Federasul/Divulgação
A escultura "Heróis Voluntários" será inaugurada às 9 horas desta quarta-feira (11) próximo ao local que serviu de QG para atendimento à população das ilhas e de Eldorado do Sul no momento mais agudo da crise.
A escultura é assinada pelo artista Ricardo Cardoso, com curadoria de Cézar Prestes. Retrata o barco Fraternidade, em tamanho real, com seis metros de comprimento por dois de largura, resgatando pessoas e animais, tal como aconteceu durante a tragédia naquele mesmo ponto de Porto Alegre.
Suspenso a 1,75 metro do chão, o barco simboliza o nível atingido pelas águas no Centro Histórico, reforçando a dimensão do impacto vivido pela cidade no histórico mês de maio de 2024. Simbolicamente, há pessoas tanto segurando o barco quanto dentro dele.
A homenagem aos voluntários da enchente é da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul vai se apresentar na inauguração da escultura. Muitos músicos também foram resgatados durante a tragédia.
Para o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, a obra vai além de um tributo artístico, sendo um marco de memória e reconhecimento. “A homenagem é um agradecimento a todos os brasileiros que, movidos por fraternidade, arriscaram suas vidas para salvar outras pessoas. Este monumento eterniza o espírito solidário que transformou voluntários em heróis”, afirmou.
Construída em aço corten, a obra destaca a resistência e a rusticidade do material, representando a força e a resiliência das ações solidárias que marcaram o período. A escultura é uma mensagem de união e esperança, além de um lembrete da importância de nunca esquecer a tragédia, enfatiza a Federasul.
Fonte. NEWSLETTER