Encerramento de Ciclo: Jorge Guedes e Família seguem novos caminhos na música regional gaúcha
Evelise Oliveira
Foto: Jorge Gudes e Família
O grupo musical Jorge Guedes e Família, conhecido por sua relevância na música regional gaúcha, encerrou suas atividades em sua formação original. Jorge Guedes seguirá carreira solo, enquanto seus filhos, Anahy Guedes, Karaí Guedes e Andresito Guarany, realizam novos projetos. Recentemente, os três fizeram uma participação especial no show de Vitor & Léo em Porto Alegre/RS.
Jorge Guedes anunciou em suas redes sociais que está gravando e produzindo novos conteúdos, com previsão de lançamento em breve. Durante sua trajetória, o grupo lançou três álbuns: Sem Tinta (2013), Um Cacique e Sua Gente (2016) e Pra Entender Quem Canta Assim (2019), incluindo sucessos como “Nego Betão” e “Taio Feio“. A gravação mais recente do grupo foi a “Vamos por Más“, parceria com Catherine Vergnes, composição de Luiz Carlos Borges(In memória), Júlia e Mauro Ferreira.
O grupo realizou em maio de 2024 iniciativas de impacto, como o live/show ao vivo “Missioneiros Pelo Rio Grande”, que reuniu artistas regionais para arrecadar doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em dezembro de 2023, realizou no Pago Santo, propriedade da família a 8ª edição do Encontro Internacional de Chamameceiros, evento retomado após 10 anos.
Na Expo São Luiz 2023, o grupo lançou uma campanha em prol da construção de um monumento em homenagem a Luiz Carlos Borges, projetada pelo escultor Vinícios Ribeiro. Além disso, Jorge Guedes & Família participaram de diversas edições da Fiesta Nacional del Chamamé , em Corrientes, Argentina.
Ao longo de sua trajetória, Jorge Guedes e sua família acumularam prêmios e reconhecimentos. Jorge Guedes, músico e compositor, foi reconhecido em 2018 com a Comenda Sepé Tiaraju o qual busca homenagear cidadãos que realizam um trabalho em prol de São Luiz Gonzaga, destacando sua contribuição à cultura missioneira. Em 2019, Anahy Guedes foi eleita a melhor cantora no prêmio Melhores do Ano da música regional gaúcha. No mesmo ano, Jorge Guedes & Família recebeu o prêmio Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha) na categoria de melhor Grupo de Show.
Em 2020, o grupo conquistou dois troféus no prêmio Melhores do Ano da música regional gaúcha, sendo reconhecido como melhor cantor/dupla e pelo melhor CD, com o álbum Pra Entender Quem Canta Assim. No ano de 2021, Jorge Guedes foi homenageado pela Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga com uma Moção de Reconhecimento por sua destacada atuação artística e cultural.
A história do grupo Jorge Guedes e Família é marcada pela preservação e valorização da cultura Missioneira, com contribuições significativas para o cenário musical.
O canto que brota do chão missioneiro se ramifica, mas se fortalece para continuar uma trajetória de uma família com mais de 100 anos de música.
Fonte: Rádio São Luiz