Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na URI Santo Ângelo
Na última terça-feira à noite, a URI Santo Ângelo promoveu a cerimônia de abertura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O evento ocorreu no auditório do TecnoURI, reunindo diversas autoridades acadêmicas, incluindo o Diretor Acadêmico Carlos Lemos, a coordenadora institucional Anelise Brod da Reitoria da URI, além de professores universitários, estaduais e municipais e um grande número de acadêmicos.
O PIBID é um programa que visa oferecer bolsas para alunos de licenciatura praticarem atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica. Essa iniciativa busca integrar teoria e prática, estreitar laços entre universidades e escolas e aprimorar a qualidade da educação no Brasil. Sob a gestão da CAPES, o programa é essencial para fortalecer a formação inicial de professores e melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas.
Nesta edição, a URI Santo Ângelo obteve a aprovação de quatro subprojetos nas áreas de Educação Física, Matemática e Pedagogia, mobilizando um total de 96 bolsistas. Sob a coordenação institucional da professora Anelise Brod e das professoras coordenadoras de área Daniela Pereira Gonzalez, Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes e Viviana da Rosa Deon, o PIBID/URI colabora com escolas públicas locais para promover práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas.
As instituições participantes deste ciclo incluem o Colégio Estadual Pedro II, Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas, Escola Estadual de Ensino Fundamental Ulysses Rodrigues, Colégio Estadual Onofre Pires e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Mathilde Ribas Martins.
A professora Rosângela Prestes destacou o compromisso do grupo em desenvolver competências e habilidades que consolidem a identidade docente dos alunos. Ela enfatizou que, mais do que um programa, o PIBID é uma oportunidade de deixar um legado na educação e construir um futuro melhor.
O lançamento do programa concluiu com um apelo à transformação das práticas pedagógicas em impacto social, construindo uma educação mais inclusiva e criativa. A esperança é que cada contribuição possa influenciar positivamente vidas e fortalecer a qualidade do ensino nas escolas públicas. Todos os envolvidos foram desejados um excelente início de jornada e muito sucesso nesta importante missão de ensinar e aprender.
Fonte. Assessoria comunicação da URI