BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO
Tempo no RS: Fim de semana de sol, mas chuva volta na próxima semana
Boletim aponta tempo ensolarado com algumas nuvens no fim de semana. Mas, na próxima semana, frente fria e baixa pressão trazem chuva ao RS
Chuva isolada em uma lavoura. Foto: Fernando Dias / Secretaria da Agricultura
O fim de semana tem previsão de sol entre nuvens no Rio Grande do Sul, aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico da semana 47 de 2024. Na semana que vem, novos sistemas atmosféricos vão trazer de volta a chuva ao Estado.
O documento é publicado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).
Previsão diária
Sexta-feira (22)
Nesta sexta-feira, uma área de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme na maioria das regiões. No geral, o tempo seguirá na condição estável marcado na parte da tarde, com céu claro com poucas nuvens e temperaturas amenas.
Fim de semana (23 e 24)
O tempo continua estável em todas as regiões neste fim de semana. O sol brilha com poucas nuvens no céu, mantendo as temperaturas amenas ao longo do dia tanto no sábado quanto no domingo.
Segunda-feira
A tendência para o início da próxima semana será de retorno da instabilidade no tempo. Na segunda-feira, um cavado – sistema que, resumidamente, ajudam a formar as nuvens de carregadas – vai provocar o aumento da nebulosidade no RS.
No decorrer do dia, haverá condições para a ocorrência de precipitação com intensidade entre fraca a moderada na Região Sul. O tempo deverá mudar para uma condição de instabilidade, mas com elevação nas temperaturas no decorrer do dia.
Instabilidade na terça
Na terça-feira, a mesma condição atmosférica do dia anterior se repete. Porém a precipitação tende a ter intensidade fraca na Região Sul. Por causa da corrente de ventos que vem do centro do Brasil, as instabilidades não avançam. Além disso, as temperaturas sobem no decorrer do dia.
Chuva na quarta
Na quarta-feira (27) uma frente fria se forma e ingressa no Rio Grande do Sul vinda do Uruguai. O sistema terá mais força e vai provocar nuvens de trovoada e, consequentemente, chuvas entre moderada a forte sobre as regiões Sul e Campanha e parte da Fronteira Oeste.
O tempo deve permanecer instável durante todo esse período com temperaturas em declínio sendo observadas a partir do início da tarde, conforme o boletim. A chuva só se espalha no território gaúcho, no entanto, na quinta-feira.
Expectativa de chuva
Para os próximos sete dias os prognósticos indicam chuvas mais intensas nas regiões Sul, Fronteira Oeste e Missões, com volumes de 20 mm (milímetros) chegando até os 100 mm.
No norte, na divisa com o estado de Santa Catarina, são esperados volumes entre 20 mm e 30 mm.
Nas demais regiões do estado, os volumes previstos devem variar entre 2 mm até 30 mm, de acordo com o boletim.