*SANTO ÂNGELO*
*Corsan iniciou execução de um trecho de redes coletoras e estação de bombeamento de esgoto nesta segunda*
A Corsan iniciou, nesta segunda-feira, 18, a execução de 410 metros de redes coletoras de esgoto e a construção da estação de bombeamento de esgoto (EBE-2A) ao lado do Clube Galerno, em Santo Ângelo. A obra soma um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
Com a conclusão das obras, mais de 2,5 mil pessoas, dos bairros Dytz, Dido, Sepé Tiaraju e Geiss terão disponibilidade para ligação de esgoto. A previsão de conclusão é para março de 2025.
Devido à complexidade do serviço, será necessário interromper temporariamente o trânsito para a escavação e detonação de rochas para implantação da rede coletora de esgoto nas Ruas João Elpídio Almeida e a Coronel Joaquim Rolim de Moura (entre a Travessa Sofia Lúcia Gras e Sigismundo Henrique Dytz). Já na Rua Dez de Novembro (entre a Avenida Brasil e a Rua Missões) será implantada a linha de recalque (sistema de bombeamento que aumenta a pressão para distribuição de água para um local mais elevado).
Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Fonte. Assessoria de imprensa da CORSAN