Fórum das Missões e Fronteira-Oeste chega a Porto Alegre com foco em infraestrutura e desenvolvimento
Pela primeira vez fora da região, a 10ª edição do Fórum das Missões e Fronteira-Oeste será realizada em Porto Alegre, escolhida por sua importância como centro do poder estadual.
O presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de São Nicolau, Nilton Cunha, foi entrevistado nesta quarta-feira, 13, e compartilhou detalhes sobre a 10ª edição do Fórum de Desenvolvimento das Missões e Fronteira-Oeste, que acontecerá em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa, no dia 9 de dezembro. O evento, que ocorrerá das 9h às 17h, reunirá lideranças empresariais e prefeitos dos 38 municípios das duas regiões, que somam uma população de mais de 770 mil habitantes.
O fórum, criado em São Borja e que já percorreu diversas cidades da região, ocorreu pela última vez em Itaqui, em abril deste ano. Segundo Nilton, a escolha de Porto Alegre como sede para esta edição visa fortalecer o diálogo diretamente com o poder legislativo estadual, buscando apoio das frentes parlamentares para atender as principais demandas regionais.
Entre as reivindicações que serão apresentadas, destacam-se: a construção da ponte internacional em Porto Xavier, a continuidade da BR-472 — uma estrada iniciada pelo governo militar que possui um trecho inacabado entre Porto Xavier e São Borja —, a duplicação da BR-285 e a extensão da BR-392. Outras melhorias incluem a celeridade na viabilização de estradas estaduais, como a ERS que liga Pirapó e outra que conecta Garruchos.
“Estamos convocando as representações dos governos municipais e das associações comerciais e industriais para participar. É essencial que cada ACI esteja presente para reforçar nossas demandas”, enfatizou Nilton Cunha. Durante o evento, será elaborada uma carta com as reivindicações regionais, a ser entregue ao governador. O documento já foi antecipado ao governador pelos deputados Eduardo Loureiro, representante das Missões, e Frederico Antunes, da Fronteira-Oeste, reforçando a importância de ações em infraestrutura, saúde, segurança e turismo para a região.
Fonte: Rádio São Luiz