REDE ESTADUAL Educação do RS abre matrículas na Rede Estadual para 2025
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 11/11/2024

OUÇA UMA RÁDIO DIFERENTE DE TUDO  O QUE VC JÁ OUVIU.  OUÇA A RÁDIO WEB CADEIRA CATIVA - baixe nosso APP NO SITE: WWW.RADIOWEBCADEIRACATIVA.COM.BR.  Siga nossa  PÁGINA  NO FACEBOOCK  RADIO WEB CADEIRA CATIVA. TAMBÉM ESTAMOS NO INSTAGRAM COMO CADEIRA CATIVA  

 

REDE ESTADUAL

 


Educação do RS abre matrículas na Rede Estadual para 2025

Novidade na matrícula é que também deverão ser escolhidos novos uniformes. Estudantes com 75% de frequência serão rematriculados até 18 de dezembro.

Foto.Sala de aula de uma escola pública estadual. Foto: Agência Preview / Governo do RS


Nesta segunda-feira (11), a Seduc (Secretaria da Educação) do RS abriu as vagas para matrículas para o ano letivo de 2025 na Rede Estadual. As inscrições para novos alunos estão disponíveis no site da Seduc, na aba “Matrículas – Chamada Pública”.

A novidade deste ano é que, além da matrícula, os estudantes também deverão escolher os novos uniformes escolares. Desta forma, a seleção é feita por meio do site escola.rs.gov.br/uniformes.

Pré-matrícula

Neste primeiro momento, o período está disponível apenas aos estudantes que ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio, de todas as modalidades.

Por outro lado, no caso dos estudantes que já possuem matrícula ativa nas escolas estaduais, a rematrícula ocorre automaticamente entre os dias 18 de novembro e 18 de dezembro. Contudo, a rematrícula ocorre desde que haja frequência escolar de 75%, no mínimo.

Dessa forma, em caso de transferência para outra instituição de ensino, será necessário efetuar uma nova inscrição durante a segunda etapa da pré-matrícula. Assim, os resultados das designações dos estudantes de pré-matrícula para as escolas pretendidas ocorrerão a partir de 6 de janeiro de 2025. 

Efetivação da matrícula

A confirmação da matrícula ocorre de forma presencial, entre os dias 6 a 17 de janeiro. Para isso, os candidatos às vagas, junto com seus respectivos responsáveis, devem ir até as escolas, com as seguintes documentações:

CPF e Certidão de nascimento ou RG do estudante;

 

CPF e documentos do responsável;

 

Comprovante de residência;

 

Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado (carteira) de vacinação. Além disso, para ingressar nessa etapa, o requisito é ter a idade mínima de seis anos completos até 30 de março. 


Além disso, nas situações de estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio que já estão com matrículas na Rede Estadual, municipal ou privada e que desejam alterar de escola ou ingressar na Rede Estadual, a pré-matrícula acontecerá no período da segunda etapa, conforme o cronograma abaixo.

Para os estudantes que ingressarão no 2° Ano do Ensino Médio, é preciso ainda fazer a escolha do Itinerário Formativo – Trilha de Aprofundamento Curricular. Sendo assim, entre os dias 25 de novembro a 20 de dezembro, esses estudantes devem entrar no Aplicativo Escola RS, fazendo o login para selecionar a opção escolhida e efetivar a matrícula. 

A designação da escola leva em consideração critérios como a proximidade da residência do estudante em relação às instituições de ensino disponíveis, bem como a questão da idade. Assim, a prioridade é para as crianças menores, exceto nos casos em que o aluno já tiver irmãos matriculados na escola pretendida.

Além disso, ao solicitar a transferência, o responsável pelo aluno ou o próprio estudante pode indicar até três instituições de ensino em ordem de preferência. Dessa forma, podem incluir inclusive aquelas que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral.

Confira o cronograma

11/11 a 01/12/2024 – Inscrições para pré-matrícula (1ª chamada)
Público: população em geral para solicitação de ingresso na rede pública para o 1º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio; Educação Profissional – Cursos técnicos subsequentes, concomitantes e aproveitamento de estudos do curso normal e EJA.

 

18/11 a 18/12/2024 – Rematrícula automática
Público: todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas Unidades Escolares Estaduais, em todas as etapas e modalidades de ensino que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

 

25/11 a 20/12/2024 – Escolha do itinerário formativo (para alunos que cursarão o 2º ano do Ensino Médio) no aplicativo para efetivar a matrícula.

 

06/01/2025 – Resultados (designações) das inscrições para pré-matrícula.
Público: todos que se inscreveram de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024.

 

06/01 a 17/01/2025 – Efetivação da matrícula
Público: todos que se inscreveram de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024, diretamente nas Unidades Escolares.

 

06/01 a 19/01/2025 – Segunda oportunidade de inscrições e pré-matrícula (2ª chamada) e solicitação de transferências
Público: todos que perderam o primeiro período de inscrições (que foi de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2024).

 

30/01 a 07/02/2025 – Efetivação da matrícula para a 2ª etapa de inscrições
Público: todos que solicitaram transferência e aqueles que se inscreveram na segunda chamada (realizada de 6 a 19 de janeiro de 2024).


Escolha dos uniformes

A Seduc aponta que o processo de escolha do uniforme é rápido e fácil. Dessa forma, de acordo com a pasta, durante o procedimento de realização da pré-matrícula para alunos novos, um link específico na ficha de pré-matrícula já irá direcionar para o site escola.rs.gov.br/uniformes, com as orientações de como proceder.

Para os estudantes que já são da Rede Estadual, o acesso ocorre pelo e-mail “@educar”, pelo número da matrícula ou por identificação com nome completo e data de nascimento. 

Além disso, os alunos maiores de 16 anos poderão acessar o sistema diretamente. Para os menores de 16 anos, a escolha deverá ser feita por um responsável legal, que precisará confirmar seus dados para validar a identificação.

Desta forma, uma vez confirmada a escolha do uniforme, a instituição de ensino onde o estudante estiver matriculado será notificada, e os kits de uniforme serão entregues na própria escola, sem custo para as famílias. 

Dois formatos de kits

O Kit 1 inclui 10 peças padronizadas em azul, verde e branco, com três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, um moletom, uma jaqueta, duas calças de moletom e uma bermuda. Com isso, os uniformes serão entregues para os alunos dos Anos Iniciais, Fundamental I e II, Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio. 

O kit 2 conta com três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, um moletom e uma jaqueta para os alunos da Educação Profissional Concomitante ou Subsequente, do aproveitamento de estudos do Curso Normal e EJA – Educação de Jovens e Adultos. Além disso, todas as peças apresentam os símbolos do Estado e as palavras “Educação” e “Rede Estadual”.

A troca de tamanho dos uniformes no site será permitida uma única vez, com prazo até 8 de dezembro. A Seduc aponta que todos os estudantes da Rede Estadual serão contemplados, em um investimento anual de R$ 290 milhões.

 

Fonte. Agora RS 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!