COMID e URI unem forças para combater a violência contra pessoa Idosa
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 06/11/2024

 

 OUÇA UMA RÁDIO DIFERENTE DE TUDO  O QUE VC JÁ OUVIU.  OUÇA A RÁDIO WEB CADEIRA CATIVA - baixe nosso APP NO SITE: WWW.RADIOWEBCADEIRACATIVA.COM.BR.  Siga nossa  PÁGINA  NO FACEBOOCK  RADIO WEB CADEIRA CATIVA. TAMBÉM ESTAMOS NO INSTAGRAM COMO CADEIRA CATIVA  

COMID e URI unem forças para combater a violência contra pessoa Idosa

 

Na terça-feira, 5 de novembro, o auditório da URI Santo Ângelo recebeu o I Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa: Um Desafio de Todos. Este evento foi promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (COMID), com o apoio da Universidade Regional Integrada através dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Biomedicina.

            A presidente do COMID, Sandra Rosinski, destacou que o seminário teve como objetivo principal conscientizar sobre a promoção da Saúde Integral do Idoso e ajudar na formação de cidadãos capazes de evitar a exposição à violência.

O evento atraiu acadêmicos, professores das redes municipal e estadual, integrantes de clubes de mães e membros da comunidade, contribuindo para a construção de autonomia e cidadania, além de buscar a redução dos casos de violência contra os idosos.

            O professor Francisco Rodrigues, coordenador do curso de Enfermagem, enfatizou o compromisso da URI com a comunidade e os alunos, destacando iniciativas como a Liga Acadêmica do Estudo do Envelhecimento Humano (LIEEN/URI), que envolve estudantes da área da saúde em atividades de melhoria da qualidade de vida dos idosos.

            A primeira palestra, ministrada por Letícia Fagundes, fisioterapeuta e membro da Liga de Envelhecimento da URI, abordou a "Violência Física". Letícia questionou o público sobre o significado do envelhecimento, um processo natural e social que desafia o mundo contemporâneo.

            Na continuidade, Jaine Valls Quoos, acadêmica do 10º semestre de Psicologia, discutiu a "Violência Psicológica", ressaltando fatores de risco como dependência emocional e econômica, estresse do cuidador e isolamento.

Márcia Regina Moro da Rocha, presidente da Associação Brasileira dos Procons, tratou do "Abuso Financeiro ou Econômico", enfatizando a gravidade do problema e sua crescente incidência mundial. Márcia alertou sobre a exploração ilegal dos recursos dos idosos, impactando negativamente a saúde e segurança dos mesmos.

Encerrando as palestras, a defensora pública Drª Andreia Filianoti Gasparini falou sobre “O papel da Defensoria Pública nos casos de violência e violação contra idosos”. Ela apresentou o NUDEPID, núcleo da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, que oferece assistência gratuita em casos de vulnerabilidade financeira e enfatizou a importância do Estatuto da Pessoa Idosa.

            Sandra Rosinski e o vice-presidente do COMID, Ubiratan Alencastro, avaliaram o seminário como altamente positivo e anunciaram a previsão de um segundo evento para o primeiro semestre de 2025, reforçando o compromisso contínuo com a proteção e valorização dos idosos na comunidade.








--

Aviso:
O uso deste e-mail é para fins institucionais e se dirige exclusivamente ao(s) seu(s) destinatário(s), podendo conter informações e documentos confidenciais protegidos por lei e pelo sigilo de correspondência. É vedado seu compartilhamento sem o consentimento do remetente. Caso não seja o efetivo destinatário, exclua-o e seu(s) anexo(s) e notifique o remetente.
Notice:
The use of this email is for institutional purposes and is directed exclusively to its recipient(s), and may contain confidential information and documents protected by law and by the secrecy of correspondence. The sharing of this message and its attachments without the sender's consent is forbidden. In case you are not the effective recipient, delete it and its attachment(s) and notify the sender.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!