JOSÉ DIRCEU DUTRA VEM SE DESTACANDO NA REGIÃO MISSIONEIRA.
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 22/10/2024

JOSÉ DIRCEU DUTRA VEM SE DESTACANDO NA REGIÃO MISSIONEIRA.

O Miguelino José Dirceu Dutra, poeta, escritor declamador e figura que há muito tem atuando na área cultural riograndense, principalmente nos temas que exaltam a cultura e a tradição do nosso estado, ultimamente tem sido reconhecido, principalmente em festivais e encontros de poetas.

Um exemplo é a premiação recebida a poucos dias como retrata a matéria a seguir da Rádio São Luiz.

“O Canto das Águas” é Eleita Melhor Música do Festincaça 2024

A 14ª edição do Festival Costeiro da Música (Festincaça) foi realizada no Clube Caça e Pesca Santo Humberto, em Bossoroca/RS, entre os dias 18 e 19 de outubro 2024. O evento contou com a participação de mais de 20 obras inscritas, incluindo músicas e poesias, reafirmando sua importância na valorização da cultura regional.

 

Na sexta-feira (18), a abertura do evento ficou por conta do show do Vitória da Gaita. No sábado (19), a programação trouxe uma iniciativa voltada para a sustentabilidade: o plantio de árvores por meio do Projeto Frutificar, reforçando o compromisso ambiental do evento. Durante a programação, também houve a distribuição do livro “Meditações”, de autoria de Chico Sosa, com sessão de autógrafos. A noite de sábado foi marcada pelo show de Valdomiro Maicá.

Na categoria musical, os vencedores foram:

1º lugar: “O Canto das Águas”, com letra de João Antunes (in memoriam) e José Dirceu Dutra, melodia de Rogério Moraes e interpretação de Ângelo Quevedo.

 

2º lugar: “Da Água Brotam Poesias”, com letra de Rogério Moraes, melodia de Matheus Pimentel e Maicon Flores, e interpretação de Matheus Pimentel.

 

3º lugar: “Vasilhame”, de Clodinei Silveira Machado, com melodia de Delci Taborda e Giuliano Lanes, e interpretação de Delci Taborda.


Na categoria de poesias, foram premiados:

1º lugar: “Quando o Rio Corre Pra Cima”, de João Antunes e José Dirceu Dutra, interpretado por José Dirceu Dutra.

 

2º lugar: “Ferveu a Água do Mate”, de Chico Marques, que também foi o intérprete.

 

3º lugar: “Maremoto no Piratini”, de Clodinei Silveira Machado.


Além das principais colocações, o Festincaça destacou os seguintes prêmios:

Música Mais Popular: “Eu e as Águas”, com letra de João Paulo de Jesus e melodia de Jorge Bomfim.

 

Melhor Letra: “De Água, Tempo e Vida”, de João Antunes e Vasco.

 

Melhor Arranjo Musical: “Iara, Mãe d’Água”, com letra de Vânia Coimbra e melodia de Dilma Brandão e Sandro Medina (in memoriam).

 

Troféu Destaque da Tertúlia: Maicon Flores.

 


O Festincaça reforça seu papel na preservação e valorização da cultura regional, destacando o poder da expressão artística em unir pessoas e celebrar tradições que fazem parte da identidade missioneira.

 

Fonte: Rádio São Luiz e Rádio Web Cadeira Cativa 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!