Secretaria de Educação do RS divulga edital para seleção de diretores das escolas estaduais
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Publicado em 18/10/2024

 

Secretaria de Educação do RS divulga edital para seleção de diretores das escolas estaduais

Foto: Canva

A Secretaria da Educação (Seduc) do governo do Rio Grande do Sul lançou o edital para o processo seletivo dos diretores e vice-diretores das escolas estaduais. A seleção tem como referência o mandato durante o triênio de 2025 a 2027. A abertura de processo seletivo para escolha dos diretores é uma das adaptações feitas pela Seduc-RS para cumprir com as exigências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para concorrer às vagas, os interessados devem seguir o novo regulamento, que inclui etapas de preparação obrigatórias para todos os candidatos. De acordo com as diretrizes do Fundeb aprovadas na Assembleia Legislativa Gaúcha no último ano, para receber os recursos de complementação do governo federal relativos aos valores mínimos por aluno, os Estados e municípios precisam ter critérios de mérito e desempenho do provimento dos gestores nas escolas.

O objetivo é priorizar competências pedagógicas e administrativas, de forma a garantir que as lideranças nas escolas estejam preparadas para uma gestão eficiente. O edital completo, com a a retificação do cronograma publicada está disponível no site da Seduc (neste link).

Entre as etapas necessárias para concorrer e assumir um cargo de direção estão:

1 – Curso Preparatório para a Gestão Escolar: uma capacitação com cinco módulos já disponível no Portal da Educação RS. Entre os temas abordados, estão áreas como liderança pedagógica, gestão financeira e relações interpessoais.

2 – Prova de Conhecimento Específico: a avaliação ocorrerá no dia 1° de novembro, às 14 horas, e será composta por 60 questões objetivas e três estudos de caso, sendo que a aprovação requer um mínimo de 60% de acerto. Os conhecimentos exigidos envolvem os conteúdos da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, além de interpretação de texto e uso de linguagem.

Após essas duas etapas, os candidatos aprovados poderão deverão entregar, no período de 2 a 6 de dezembro, um Plano de Gestão e demais documentos comprobatórios à Comissão Eleitoral Escolar. Essa etapa é necessária para a formalização da candidatura. As eleições estão marcada para o dia 16 de dezembro, a votação ocorrerá de forma eletrônica. Professores, alunos e responsáveis poderão votar diretamente na chapa composta por diretor e vice-diretor, usando um aplicativo digital desenvolvido pela Seduc.

O resultado das eleições em primeiro turno será divulgado em 18 de dezembro. No caso de disputa em segundo turno, a divulgação será no dia 23 de dezembro. As chapas vencedoras em primeiro turno serão homologadas até 20 de dezembro, enquanto aquelas que ganharem em segunda turno terão a homologação em 23 de dezembro.

Fonte: Seduc-RS

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