OUÇA UMA RÁDIO DIFERENTE DE TUDO O QUE VC JÁ OUVIU. OUÇA A RÁDIO WEB CADEIRA - baixe nosso APP NO SITE: WWW.RADIOWEBCADEIRACATIVA.COM.BR. Siga nossa PÁGINA NO FACEBOOCK RADIO WEB CADEIRA CATIVA. TAMBÉM ESTAMOS NO INSTAGRAM COMO CADEIRA CATIVA
MÚSICA ERUDITA
Ospa traz concerto e recital de cordas nesta semana
Na sexta-feira, apresentam-se Maria Benyumova e Anna Serova. No domingo é a vez do Grupo Luminescência.
A OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), fundação vinculada à Sedac-RS (Secretaria de Estado da Cultura), tem duas atrações em sua programação nesta semana. A Maestrina alemã Maria Benyumova e solista italiana Anna Serova são as convidadas na sexta-feira. em seguida, o grupo Luminescência interpreta quinteto de Schubert no domingo.
Sobre o concerto Walton, Bizet & De Falla
Três consagrados compositores da Inglaterra, França e Espanha se encontram no programa do concerto Walton, Bizet & De Falla, que a OSPA apresenta na sexta-feira (18). Em sua estreia no Brasil, a maestrina alemã Maria Benyumova irá reger a Orquestra e a solista Anna Serova. Esta volta a tocar com a OSPA após 8 anos
Anna Serova – Foto: Annalisa Flori
Serova tem álbuns por gravadoras como Decca, Naxos e Brilliant Classics. Também tem prêmios internacionais como violista, sendo ainda professora de viola no Conservatório “E. R. Duni” (Matera) e na Academia Perosi (Biella), na Itália.
Anna tocará os solos do Concerto para Viola e Orquestra, uma das obras mais elogiadas do compositor inglês William Walton (1902-1983), que viveu seus últimos 35 anos na Itália. Muito familiarizada com a obra do compositor, a Fundação Walton, em Nápoles, frequentemente convida Serova para a temporada de concertos. “Fui a primeira musicista a interpretar o Concerto para Viola na casa onde Walton viveu”, conta a violista.
Além disso, em sua primeira visita ao Brasil, a maestrina alemã nascida na Rússia Maria Benyumova vem se destacando como convidada à frente de diversas orquestras alemãs. Ela também foi selecionada no Dallas Opera Hart Institute for Women Conductors 2023-24 e no Britten Pears Young Artist 2023-24, e foi apoiada pela Bolsa de Regência Carlos Miguel Prieto 2022-23 e pelo programa de mentoria TAKI-Alsop Fellowship.
Logo depois de conduzir a OSPA pela obra de Walton, Benyumova comanda a interpretação da célebre suíte El Sombrero de Tres Picos, do compositor espanhol Manuel de Falla (1876-1946). Considerada uma obra-prima, foi estreada em Londres como um ballet produzido pelo famoso Serguei Diáguilev, com figurinos do artista Pablo Picasso. Baseada em uma história que se passa na Andaluzia, a obra é permeada pelo folclore e os ritmos da região espanhola.
O concerto da OSPA será encerrado com a suíte L’Arlésienne nº 2, obra póstuma do compositor francês Georges Bizet (1838-1875). A obra, inspirada pelo livro homônimo de Alphonse Daudet (1840–1897), traz à tona a tragédia de um camponês que se apaixona por uma moça da província francesa de Arles. No movimento final, Farandole, é possível ouvir a melodia de uma dança folclórica provençal.
Sobre o recital Luminescência
A segunda edição da Série Música de Câmara em outubro é dedicada a uma das mais belas obras de Franz Schubert: “Quinteto em Lá Maior, D. 667, ‘A Truta’”. A apresentação fica a cargo do grupo Luminescência, formado pela pianista Olinda Allessandrini e quatro músicos do naipe de cordas da OSPA: Brigitta Calloni (violino), João Senna (viola), Martina Ströher (violoncelo) e Luciano Dal Molin (contrabaixo).
Conhecida como “A Truta”, a obra do programa é inspirada por uma canção homônima de Schubert, que foi inovadora na época tanto por sua formação quanto pelo número de movimentos (cinco). “Inusitado e original, o quinteto foi concluído e estreado em 1819, e inspirou outros compositores a escreverem para a mesma formação”, explica Olinda Allessandrini. Com entrada franca, o recital ocorre no domingo (20/10), às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA.
Ospa (Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre)
Concerto da Série Casa da OSPA – Walton, Bizet & De Falla