Inflação sobe 0,44% em setembro com pressão de energia e de alimentos
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 09/10/2024

Inflação sobe 0,44% em setembro com pressão de energia e de alimentos


Gastos com o consumo de energia, alimentação e bebidas contribuíram para o aumento da inflação oficial do Brasil.

Crédito: arquivo / Divulgação /RGE


A conta de energia elétrica das residências e o custo da alimetação aumentaram a inflação de setembro para 0,44%. Os dados são do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado hoje (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme o levantamento, o aumento foi de 0,46 ponto percentual em relação ao mês anterior (-0,02%). O índice teve influência do grupo habitação (1,8%), que contabiliza o reajuste nas tarifas de energia elétrica residencial.

No período, o gasto com o consumo de energia passou de -2,77% em agosto para 5,36% em setembro. O grupo alimentação e bebidas também contribuiu para a acelerada do IPCA (0,5%), que registrou aumento após dois meses de quedas seguidas.

Para o ano, o acumulado da inflação é de 3,31%, sendo que nos últimos 12 meses, o índice está em 4,42%.

“A mudança de bandeira tarifária de verde em agosto, onde não havia cobrança adicional nas contas de luz, para vermelha patamar um, por causa do nível dos reservatórios, foi o principal motivo para essa alta. A bandeira vermelha – patamar um – acrescenta R$ 4,46, aproximadamente, a cada 100 kwh consumidos”, explicou o gerente da pesquisa, André Almeida, em nota divulgada pelo IBGE.

 

Fonte. Agora RS 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!