Missões Jesuíticas Ganha Destaque no Conecta América do Sul com o Roteiro “Camino de Los Jesuitas”
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 09/10/2024

OUÇA UMA RÁDIO DIFERENTE DE TUDO  O QUE VC JÁ OUVIU.  OUÇA A RÁDIO WEB CADEIRA - baixe nosso APP NO SITE: WWW.RADIOWEBCADEIRACATIVA.COM.BR.  Siga nossa  PÁGINA  NO FACEBOOCK  RADIO WEB CADEIRA CATIVA. TAMBÉM ESTAMOS NO INSTAGRAM COMO CADEIRA CATIVA

Missões Jesuíticas Ganha Destaque no Conecta América do Sul com o Roteiro “Camino de Los Jesuitas”

 Evelise Oliveira

 

Foto: Funmissões

O evento “Conecta América do Sul”, realizado nos dias 26 e 27 de setembro em Montevidéu no Uruguai, reuniu autoridades governamentais, representantes institucionais e operadores de turismo de diversos países da região, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas de turismo e promover a cooperação entre os governos e organismos internacionais. Organizado pela Federação Sul-Americana de Turismo (FEDESUL), o encontro visa à criação de rotas turísticas integradas, fortalecendo a competitividade do bloco sul-americano nos mercados internacionais.

A região das Missões teve um papel de destaque, especialmente através da apresentação do “Caminho de Los Jesuítas”. Este roteiro turístico é um dos mais importantes para a preservação e promoção do legado histórico e cultural da região missioneira que abrange países como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A comitiva da região das Missões do Brasil, composta por Izabél Cristina Ribas, coordenadora de Turismo da Funmissões, e Marta Benatti, da Operadora Caminho das Missões, levou detalhes sobre o roteiro nacional das Missões, ressaltando a importância do patrimônio histórico deixado pelos índios guarani e pela Companhia de Jesus.

Entre os principais atrativos destacados estão as Ruínas de São Miguel, tombadas pela Unesco, que representam um dos mais relevantes legados culturais da América Latina. Além de São Miguel, o roteiro inclui outros sítios históricos, como São João Baptista, São Nicolau e São Lourenço Mártir, que preservam vestígios da rica herança indígena-guarani.

Izabél Cristina Ribas enfatizou que o evento foi uma oportunidade valiosa para promover o roteiro das Missões e integrá-lo aos principais circuitos turísticos da América do Sul. Durante a discussão, foi ressaltado como o turismo missionário pode contribuir para a preservação da memória histórica e para o desenvolvimento econômico das regiões envolvidas, especialmente através da cooperação entre os países sul-americanos.

O “Caminho dos Jesuítas” reforça a importância do turismo cultural e religioso, sendo visto como um produto de grande potencial para o fortalecimento das rotas turísticas integradas da América do Sul. Durante o evento, houve também uma rodada promissora de networking, que abriu novas oportunidades comerciais para a exploração e promoção do roteiro missionário como um dos principais destinos turísticos integrados da região.

O evento proporcionou um espaço de troca de conhecimentos e oportunidades de negócios, com foco na criação de produtos turísticos integrados que possam promover a infraestrutura, gerar empregos e fomentar a sustentabilidade. O encontro contou com a participação de países como Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Equador e Peru.

Entre as lideranças presentes, destacaram-se o Ministro do Turismo do Uruguai, Eduardo Sanguinetti, o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, e o vice-presidente da Fecomércio-RS, Manuel Suárez, além de outros representantes que discutiram o avanço de projetos como o SIRTA, retrospectiva ao desenvolvimento do Caminho dos Jesuítas.

 

 

Fonte: Rádio São Luiz. Foto . Funmissoes.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!