SANTOANGELENSES LANÇAM LIVRO. Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas Marjorie Bier, e pelo Engenheiro Civil Odair Leandro Krinski Corrêa.
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 30/09/2024

 

SANTOANGELENSES LANÇAM LIVRO

 

 

LIVRO PROPÕE REVISÃO CRUCIAL DAS POLÍTICAS DE DRENAGEM URBANA NO RS APÓS ENCHENTES HISTÓRICAS

 

As enchentes devastadoras que atingiram o Rio Grande do Sul nos anos de 2023 e 2024 deixaram marcas indeléveis não apenas na geografia das cidades, mas também na consciência social e política da região. Com base nessa tragédia, surge a obra "Depois da Tempestade: Repensando as Políticas de Drenagem Urbana no RS", assinada por pela mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas, Marjorie Bier, e pelo Engenheiro Civil Odair Leandro Krinski Corrêa, pós-graduando em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental, de Santo Ângelo, RS, que trazem uma profunda análise sobre a vulnerabilidade do sistema de drenagem urbano e a relação deste com as mudanças climáticas.

Publicada pela Editora TerriED, a obra vai além da simples crítica à obsolescência das infraestruturas. Os autores convidam o leitor a uma reflexão sobre o modelo de urbanização adotado no estado e sua influência direta na amplificação dos desastres naturais. O livro destaca, entre outros fatores, como a impermeabilização crescente do solo, a ocupação desordenada das áreas urbanas e a falta de políticas públicas preventivas contribuíram para a gravidade das enchentes recentes.

Dividido em sete capítulos, o livro revisita o histórico das políticas de drenagem e saneamento no Brasil, trazendo uma análise detalhada das enchentes de 2023 e 2024 e sua correlação com falhas na gestão de águas pluviais. Com uma abordagem multidisciplinar, Bier e Corrêa não se limitam a denunciar o problema, mas propõem soluções inovadoras e sustentáveis, como os sistemas de drenagem sustentável e a adoção de infraestruturas verdes. Estes, segundo os autores, são essenciais para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e preparar as cidades para eventos futuros.

Dentre os capítulos, destacam-se os que abordam diretamente as soluções inovadoras para drenagem urbana, alinhando teoria e prática na busca de um novo paradigma para a gestão das águas. Em um momento em que o mundo discute adaptação e resiliência climática, "Depois da Tempestade" emerge como uma ferramenta indispensável para gestores públicos, urbanistas e a sociedade civil.

A obra reflete o compromisso dos autores em encontrar caminhos para o desenvolvimento sustentável, transformando a tragédia em uma oportunidade de repensar as políticas públicas e promover cidades mais resilientes e preparadas para os desafios do futuro.

 

https://www.terried.com/ebooks-colecao

Comentários
Comentário enviado com sucesso!