Dia Mundial de Prevenção do Suicídio: campanha busca incentivar ações de conscientização
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 10/09/2024

 

OUÇA A RÁDIO WEB CADEIRA - baixe nosso APP NO SITE: WWW.RADIOWEBCADEIRACATIVA.COM.BR.  Siga nossa

PÁGINA  NO FACEBOOCK  RADIO WEB CADEIRA CATIVA. TAMBÉM ESTAMOS NO INSTAGRAM COMO CADEIRA CATIVA

 

Dia Mundial de Prevenção do Suicídio: campanha busca incentivar ações de conscientização
 Micael Olegario

Foto: Canva/Ilustrativa

Nesta terça-feira, 10 de setembro, é a data dedicada ao “Dia Mundial de Prevenção do Suicídio” e foi idealizada pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é conscientizar a população sobre estratégias e ações preventivas ao suicídio e autolesões. A data também integra a lista de atividades do setembro amarelo, mês voltado para o cuidado com a saúde mental.

Dados de pesquisa realizada pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em colaboração com pesquisadores de Harvard, mostram que o Brasil registrou 147 mil suicídios entre 2011 e 2022. A principal preocupação está relacionada ao público jovem, uma vez que a faixa etária entre 10 e 24 anos, apresentou alta de 6% de suicídios por ano no mesmo período.

A pesquisa e as ações do “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio” também chamam atenção para as autolesões, que entre jovens cresceram 29% por ano. A autolesão ou automutilação ocorre quando a pessoa tenta amenizar o sofrimento psicológico por meio de ferimentos físicos, o que pode levar a tentativas de suicídio ao longo do tempo.

Anualmente, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promovem campanhas sobre o tema. Em 2024, o lema da iniciativa é “Se precisar, peça ajuda!”. O foco da campanha está em romper com silêncios e incentivar o diálogo sobre o assunto, como uma alternativa para diminuir o sofrimento psicológico das pessoas. Apesar da data, as ações também se estendem ao longo do ano.

No caso de quem necessita de ajuda, a recomendação é buscar atendimento por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), através do site ou do telefone 188.

Em São Luiz Gonzaga, a coordenadora do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Ionara Comparsi, pontua que a ajuda profissional pode ser buscada tanto nos postos de saúde, como no CAPS. Ela destaca que o cuidado com a saúde mental é um elemento essencial em todos os momentos. “Precisamos respeitar nosso corpo, termos horário para lazer, trabalho e tempo em família, buscar o equilíbrio”, acrescenta a terapeuta ocapacional.

Fonte: Rádio São Luiz

Comentários
Comentário enviado com sucesso!