Cerimônia de abertura coloca a FEAAGRI entre as grandes feiras gaúchas
Manifestações das autoridades destacaram a evolução da feira e a sua importância para a o desenvolvimento da agricultura familiar
A grandeza da 11ª Feira da Agroindústria e da Agricultura Familiar (FEAAGRI Missões), a sua importância econômica para o setor e para a produção de alimentos, foram tônicas da cerimônia de abertura oficial da feira, na noite de sexta-feira, 6, conforme as manifestações das autoridades, empreendedores, patrocinadores e convidados.
O ato solene foi realizado no Auditório Iglenho Araújo Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, e contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, representando o governador Eduardo Leite; prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; deputado Eduardo Loureiro, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; deputado federal Elvino Bohn Gass; Fouad Fábio Said, superintendente regional do Banrisul; Ivânia Polaczysnki, gerente regional adjunta da Emater; Fernando Haas, diretor-executivo do Sicredi União; membros do Ministério Público, do Judiciário, das forças de segurança; direção de instituições de ensino e de entidades apoiadoras; patrocinadores da feira; sendo recepcionados pelo presidente da FEAAGRI Missões, Diomar Formenton, pelo presidente da Associação FEAAGRI, Daniel Casarin, pela embaixadora Ariadine Zenatti e pelo casal Fê e Agri.
MANIFESTAÇÕES
“É o campo que alimenta a cidade. É aqui, na FEAAGRI, que a cada edição se supera e vem se tornando uma multifeira, que constatamos a dedicação e o trabalho árduo das nossas agroindústrias, da nossa agricultura familiar, refletidos na qualidade dos produtos que chegam às mesas das famílias trabalhadoras da cidade. É aqui na FEAAGRI, que temos acesso à inovação e tecnologia, aliadas para um desenvolvimento sustentável”, disse o prefeito, pontuando os investimentos que a sua gestão fez para incentivar a agricultura familiar e as agroindústrias.
Presidente desta 11ª edição, Diomar Formenton, afirmou que a grandeza da FEAAGRI Missões é o resultado da conjunção de esforços entre a Associação FEAAGRI, o poder público municipal, entidades e instituições parceiras e, especialmente, pelo empreendimento de patrocinadores e expositores.
Para o deputado Eduardo Loureiro, que institui a feira em sua gestão quando prefeito de Santo Ângelo, a agricultura familiar é uma vocação de Santo Ângelo e da região missioneira. “A FEAAGRI cumpre seu papel agregando valor à produção, de garantia de acesso à tecnologia de ponta e tornou-se uma excelente oportunidade de negócios”, afirmou.
O deputado federal, Elvino Bohn Gass, disse que a produção de alimentos é o tema central quando se fala em agricultura familiar e a FEAAGRI tem sido palco para o debate.
O cantor e compositor missioneiro, Rubilar Ferreira, abriu a cerimônia entoando o Hino Nacional Brasileiro, e encerrou interpretando o Hino Rio-Grandense.
A FEIRA
A FEAAGRI Missões foi criada em 2008 e, ao longo dos anos, vem apresentando crescimento exponencial, com evolução no número de expositores, em áreas ocupadas no Parque de Exposições Siegfried Ritter, em negócios e em público. Nesta décima primeira edição, agregando o 17º Festival Cidade das Tortas, foram comercializados mais de 280 espaços internos e externos, com um público visitante esperado de mais de 80 mil pessoas durante os cinco dias de feira.
11ª EDIÇÃO
A FEAAGRI Missões iniciou na quarta-feira, 4, e segue até este domingo, 8, com uma extensa programação, com eventos culturais, de lazer, técnicos e de debates sobre inovação e tecnologia para o meio rural.
O Palco Cultural Stock Center recebe neste sábado, 7, uma série de apresentações e finaliza com a “Noite Nativa”, com início às 20 horas, com shows de Eduardo Maycá, Cláudio Vargas e Grupo Gana Missioneira, e quem fecha as atividades é o cantor, compositor e intérprete gaúcho, João de Almeida Neto.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes