CICLONE MUDA O TEMPO NO FIM DE SEMANA E REFORÇA INGRESSO DE FUMAÇA
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 30/08/2024

 OUÇA A RÁDIO WEB CADEIRA - baixe nosso APP NO SITE: WWW.RADIOWEBCADEIRACATIVA.COM.BR.  Siga nossa

PÁGINA  NO FACEBOOCK  RADIO WEB CADEIRA CATIVA. TAMBÉM ESTAMOS NO INSTAGRAM COMO CADEIRA CATIVA

CICLONE MUDA O TEMPO NO FIM DE SEMANA E REFORÇA INGRESSO DE FUMAÇA

 

 Ciclone extratropical vai se formar neste fim de semana na região do Rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina, gerando forte instabilidade na região e impulsionando uma frente fria com chuva pelo Rio Grande do Sul. As correntes de vento precedendo a frente vão intensificar o aporte de fumaça do Norte no estado gaúcho.

 O que vai acontecer? Uma frente quente se forma nesta sexta-feira sobre o Uruguai e o Centro da Argentina à medida que ar mais quente avança em direção às latitudes médias da América do Sul, encontrando a atmosfera mais fria e gerando instabilidade. Esta frente quente traz chuva e risco de tempestades isoladas de granizo e vento hoje em províncias do Centro da Argentina e no Uruguai. A instabilidade aumenta ao longo do dia e será mais forte da tarde para a noite. No Rio Grande do Sul, embora a nebulosidade em muitas cidades, o tempo firme deve predominar na maior parte do estado. A instabilidade dos países vizinhos pode levar nesta sexta mais a pontos do extremo Sul gaúcho.

 Truvid No sábado, a instabilidade prossegue sobre o Uruguai e aumenta na província de Buenos Aires com o aprofundamento de uma área de baixa pressão. A baixa, então, começa a dar origem a um ciclone extratropical em processo conhecido como ciclogênese. O ciclone no Rio da Prata organiza uma frente fria, à medida que ar mais frio começa a avançar pelo Oeste da baixa pressão, e o sistema frontal se move para Norte e instabiliza o tempo com chuva em áreas do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho no decorrer do sábado. No domingo, o ciclone estará a Leste do Rio da Prata com menor intensidade ao passo que a frente fria associada traz chuva para pontos do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul, especialmente entre a madrugada e de manhã, seguindo-se uma melhora do tempo na maioria das localidades. 

CICLONE NÃO VAI TRAZER MUITA CHUVA A chuva ocorrerá quase toda no fim de semana, entre este sábado e o domingo, durante a passagem da frente fria associada ao ciclone extratropical na região do Prata. Ocorre que a frente cruzará o território gaúcho com pouca atividade, assim que os volumes de chuva não devem ser altos. 

Fontes. Agora RS e METSUL.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!