PREPARE-SE. Onda de frio extremo pode quebrar recordes na Região Sul na próxima semana. Máximas não passam dos 10°C
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 06/07/2024

OUÇA A RÁDIO WEB CADEIRA CATIVA BAIXANDO NOSSO APP NO SITE: WWW.RADIOWEBCADEIRACATIVA.COM.BR.  Siga nos na nossa PÁGINA DA RADIOWEBCADEIRACATIVA DO FACEBOOCK. TBEM NO INSTAGRAN DO CADEIRA CATIVA

 

Onda de frio extremo pode quebrar recordes na Região Sul na próxima semana. Máximas não passam dos 10°C

A próxima onda de frio, que ocorre no final da semana que vem, pode quebrar recordes de temperaturas mínimas na região Sul do país. Até mesmo as máximas podem ficar abaixo dos 10°C.

Matheus Manente

06/07/2024 09:294 min

Neste primeiro fim de semana de julho, uma forte massa de ar frio chega ao sul do Brasil. Ao longo dos próximos dias, o ar frio atingirá também parte do centro-oeste e até mesmo Rondônia e o sul do Acre, caracterizando um fenômeno que denominamos friagem. Na região Sul, as previsões indicam ocorrência de geadas fortes, além de chuva congelada e chuva congelante.

Na terça-feira (09), temperaturas negativas de até -2°C serão registradas não só na campanha gaúcha, com também nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Mas o frio na região Sul não para por aí. Uma nova frente fria vai atingir a região Sul já no fim de semana seguinte, entre sábado (13) e domingo (14), trazendo uma massa de ar frio com temperaturas ainda mais baixas para a região.

Próximo fim de semana será de frio extremo na região Sul

Já na manhã do sábado (13) da semana que vem, espera-se temperaturas negativas no Sul do país, com uma nova ocorrência de geadas fortes. Essas temperaturas abaixo de zero podem atingir até mesmo o planalto do Paraná, marcando o pode ser o frio mais intenso e abrangente deste inverno.

Previsão de temperaturas mínimas (GFS) no próximo sábado indica que temperaturas negativas (cores azuladas) serão registradas em uma porção gigantesca da região Sul.

Essa segunda onda de frio pode espalhar temperaturas negativas pelo norte do Rio Grande do SulSanta Catarina e o planalto do Paraná na noite de domingo, potencialmente quebrando recordes de temperatura mínima.

Temperaturas máximas geralmente são registradas durante a tarde, quando a radiação solar ajuda a elevar as temperaturas. Já as temperaturas mínimas são normalmente registradas entre a madrugada e o início da manhã, quando a perda radiativa ajuda as temperaturas a caírem.

Além disso, as temperaturas máximas também serão baixíssimas. Enquanto alguns modelos, como o GFS, indicam a possibilidade de um frio extremo onde as temperaturas permanecem abaixo dos 0°C durante quase o fim de semana inteiro, outros como o ECMWF (o modelo de confiança da Meteored), embora preveja temperaturas mais elevadas, ainda indica que vários municípios permanecerão com máximas abaixo dos 10°C.

Previsão de temperaturas máximas (ECMWF) no próximo sábado indica que temperaturas podem não ultrapassar os 10°C em alguns municípios (cores esverdeadas)

Além disso, a combinação da chuva causada pelo sistema frontal mais temperaturas baixíssimas pode resultar na ocorrência de neve. Alguns modelos estão indicando ocorrência de neve especialmente no estado de Santa Catarina, ao longo do sábado.

Previsão de acumulado total de neve (ECMWF) até o próximo domingo indica que há possibilidade de ocorrência de neve, especialmente em Santa Catarina.

Em resumo, a próxima onda de frio, que ocorre no final da semana que vem - especialmente entre o sábado (13) e o domingo (14) - pode quebrar recordes de temperaturas baixas na região Sul do país, com diversos municípios registrando temperaturas negativas baixíssimas.

Para descobrir as temperaturas exatas previstas para o seu município e se preparar para o frio, não deixe de conferir a previsão completa e detalhada para sua localização aqui no site da Meteoro  Tempo.com.

Fonte . Meteored

Comentários
Comentário enviado com sucesso!