Inaugurado o acesso asfáltico ao sítio arqueológico de São Lourenço das Missões
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 30/06/2024
 

 

 ACESSE AS PLATAFORMAS DA CADEIRA  NO SITE E PÁGINA DO FACEBOOK.

 

O acesso asfáltico ao sítio arqueológico de São Lourenço Mártir foi inaugurado neste sábado, 29 de junho, em cerimônia realizada no Salão Paroquial da comunidade de São Lourenço, no interior de São Luiz Gonzaga. A obra tem um total de seis quilômetros, com início na BR 285 e seguindo até o sítio tombado como patrimônio histórico nacional. O asfaltamento do local era uma demanda da população e deve também estimular o turismo missioneiro.

O custo total da obra foi estimado em cerca de R$12 milhões, sendo R$10 milhões de recursos vindos do governo federal e o restante de contrapartida do município. Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes diferentes autoridades locais e regionais, como os prefeitos de Bossoroca, São Miguel das Missões e Vitória das Missões, além de vereadores, lideranças comunitárias e representantes do Congresso Nacional.

De acordo com o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani (PP), comentou sobre o trabalho desenvolvido para viabilizar a obra, tendo passado por períodos de pandemia, estiagem e, recentemente, pelas fortes chuvas que atingiram o estado. “O que estamos comemorando aqui é fruto de um trabalho coletivo”, ressaltou o gestor e também presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM).

Brondani também ressaltou que se tratava de uma luta de 30 anos para realizar o asfaltamento do acesso ao sítio. Ainda de acordo com ele, a intenção é ampliar a obra para atender a comunidade até a Escola Professora Terezinha Medeiros Schneider. “Essa obra tem uma finalidade turística, mas também de impacto econômico em São Lourenço”, complementou o prefeito.

Secretário municipal de Turismo e Cultura, Carlos Sidnei Ferreira, destacou o esforço de gestões da região para buscar investimentos em nome da região das Missões. “É uma honra ter morado aqui e fazer parte dessa história”, citou o gestor que viveu na comunidade de São Lourenço.

Carlos Sidnei também agradeceu ao engenheiro e empresário Álvaro Theisen, uma das principais lideranças envolvidas no projeto do acesso asfáltico e que recebeu uma placa de agradecimento dada pelo presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, também presente no evento.

Fonte: Rádio São Luís 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!