ACESSE AS PLATAFORMAS DA CADEIRA NO SITE E PÁGINA DO FACEBOOK. PARA OUVIR A NOSSA RÁDIO , BAIXE O APP NO SITE: WWW.RADIOWEBCADEIRACATIVA.COM.BR
VIVA PEDRO ORTAÇA.
Hoje o maior ícone da música São-luizense e um dos maiores do estado está de aniversário
Pedro Marques Ortaça, o galo missioneiro completa hoje, 29 de Junho, 82 anos de idade, com saúde, vitalidade e muita fibra em cada canção que ainda interpreta.
Nosso ícone da música regional rio-grandense, uma dos maiores desbravadores e expoente cultural missioneiro que levou o nome da nossa terra Brasil a fora, mostrando as belezas do nosso pago, sem nunca negar nosso chão.
Tronco Missioneiro.
Entre as décadas de 1970 e 1980, São Luiz Gonzaga vivia uma efervescência cultural. A cidade retomava suas origens na história das Reduções Jesuíticas através da arte, da música e da poesia. Essa retomada não veio à toa. A intensa crise econômica mundial afetava a região e a autoestima dos moradores. Foi nesse cenário que os artistas construíram uma identidade que até hoje influencia a região.
Troncos Missioneiros é o nome de um disco que reúne quatro artistas da Região Missioneira do Rio Grande do Sul: Noel Guarany, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça. Além de fomentar uma Musica Regional Missioneira, o principal legado dos artistas que ficaram conhecidos mundialmente como “Troncos Missioneiros” pioneiros na construção de uma identidade missioneira sendo o principal grupo, junto de outros artistas, que protegeram a origem do que é hoje a musica tradicionalista gaúcha.
Cantaram com orgulho, união e essência temas que estavam sendo negligenciados por uma sociedade que se transformava com um produto muito comercial e tinha muita influência vindo do exterior e centro do país.
Vida longa a Pedro Ortaça!
Fotos: Brenda Quevedo/arquivo pessoais.
Texto: com pesquisas em Jornal do comércio e Portal das Missões.