ACESSE AS PLATAFORMAS DA CADEIRA NO SITE E PÁGINA DO FACEBOOK. PARA OUVIR A NOSSA RÁDIO , BAIXE O APP NO SITE: WWW.RADIOWEBCADEIRACATIVA.COM.BR
Neste sábado, Saturno, Marte e Júpiter e a Lua, ficarão alinhados no céu, por volta das 6h25, no horário de Brasília. O fenômeno astronômico, chamado de conjunção, poderá ser visto a olho nu no Brasil, assim como em todo o hemisfério sul e norte.
O que é o alinhamento de planetas?
Uma conjunção ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu. Ele é causado por uma ilusão de ótica, que faz com que os astros pareçam formar uma linha reta, apesar de estarem a milhares de quilômetros de distância.
Como observar outras conjunções no céu noturno?
O fenômeno ocorrerá com mais visibilidade no dia 29 de junho, porém o alinhamento dos planetas com a Lua também deve ser visível dias antes ou depois. Na quinta e sexta-feira, também será possível observar duas outras conjunções no céu noturno.
A Lua aparentará estar bem próxima de Saturno durante a madrugada do dia 27. Ambos os astros devem nascer na direção leste. Já no dia 28, também será possível ver Júpiter que passa ao lado do aglomerado de estrelas das Híades, pouco antes do amanhecer, também na direção leste.
Como observar o alinhamento dos planetas no Brasil?
O melhor horário para observar o alinhamento dos planetas, que estará visível em todo o país, será pouco antes do amanhecer. A olho nu, será possível visualizar a conjunção com clareza, próximo ao horizonte, na direção leste. Os astros estarão espalhados no céu em um campo de visão bem amplo, por isso, para observar com um binóculo ou telescópio, será necessário ver cada planeta separadamente.
Telescópio europeu Euclid revela novas imagens do cosmos.
A especialidade do Euclid está em sua capacidade de capturar amplas áreas do céu com detalhes impressionantes
É preferível buscar um local sem obstáculos bloqueando a visão do horizonte para observar o fenômeno. Além disso, é ideal buscar lugares mais distantes dos grandes centros, onde a luz da cidade pode atrapalhar a visualização do céu noturno.
Quais são os planetas que estarão visíveis a olho nu?
Os cinco planetas visíveis a olho nu no céu noturno são Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Destes, três farão parte da conjunção com a Lua no sábado. Urano estaria entre Marte e Júpiter no céu, mas não é visível a olho nu.