HÁ 105 ANOS NASCIA GILDO DE FREITAS
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 19/06/2024

 

ACESSE AS PLATAFORMAS DA CADEIRA  NO SITE E PÁGINA DO FACEBOOK. PARA OUVIR A NOSSA RÁDIO , BAIXE O APP NO SITE: WWW.RADIOWEBCADEIRACATIVA.COM.BR

HÁ 105 ANOS NASCIA GILDO DE FREITAS

 

  Leovegildo José de Freitas, mais conhecido como Gildo de Freitas, nasceu na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 19 de junho de 1919. Gildo foi um cantor, compositor e trovador gaúcho. Casou-se com Dona Carminha, com quem após a perda de dois, tiveram cinco filhos.

Gildo possuía um estilo muito próximo do também cantor, Teixeirinha, que conheceu em 1953. 

Os dois se atacavam, cantavam coisas para provocar o outro, era uma briga que era apenas brincadeira, os dois eram grandes amigos, companheiros, compadres inclusive, e só faziam isso para divertir o público. 

Em 1956, Gildo se torna uma grande atração no programa de rádio Grande Rodeio Coringa.

 A partir de 1961, com o declínio dos programas de rádio ao vivo e o início da televisão, resolveu abandonar a carreira de cantor. 

Em 1963, Gildo viaja a São Paulo, para gravar seu primeiro disco, o "Vida de Camponês", que fez pouco sucesso nos primeiros anos. De 1965 em diante, Gildo atingiu o sucesso no Rio Grande do Sul. 

Após os anos 70, fez muito sucesso no país e no mundo, cantando em todos os estados brasileiros, trazendo mais conhecimento da cultura gaúcha ao público, sempre fazendo trovas.

 Em 1965, iniciou sua célebre disputa com Teixeirinha, por meio dos discos. Gildo e Teixeirinha protagonizaram muitas trovas, mas infelizmente não se tem nenhum registro de algum momento assim. Devido a sua grande habilidade em fazer trovas, Gildo ganhou o apelido de "Rei dos Trovadores", como é popularmente conhecido até hoje. 

Em 1982 gravou seu último disco, intitulado "O Ídolo".

 No dia 4 de dezembro de 1982, Gildo de Freitas faleceu aos 63 anos de idade, vítima de insuficiência respiratória em sua casa em Porto Alegre. Foi sepultado no Cemitério Municipal de Viamão. 

Em homenagem a Gildo de Freitas e Teixeirinha que três anos depois morreu nesta mesma data, o dia 4 de dezembro foi instituído como "Dia Estadual do Poeta Repentista Gaúcho" no Rio Grande do Sul, pela Lei Estadual 8.814 de 1989. 

 

Fonte: 

Lembranças Online 

.

.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!