A CATEDRAL ANGELOPOLITANA NA LENTE DE MARCOS LUFFT
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 18/06/2024
  •                A nossa catedral ANGELOPOLITANA de Santo Ângelo além de imponente nos remete a uma réplica majestosa das Ruínas de São Miguel das Missões, nosso Patrimônio Histórico da Humanidade. 

                O registro fotográfico da Igreja Catedral Angelopolitana é mais uma obra de arte do fotógrafo Marcos Luft. Marcos que teve passagem marcante como cinegrafista na RBS TV, tem captado imagens, principalmente as que retratam a riqueza da passagem e influência dos Jesuítas pelas Missões.

 Suas imagens  alcançam o mundo e decoram retinas e ambientes daqui e de outras paragens.

A seguir um pouco da história da imponente catedral.

 A Catedral     Angelopolitana, em homenagem ao Santo Anjo da Guarda, está situada no município de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. É a principal atração turística da cidade. É o principal templo da Diocese de Santo Ângelo.

 

A Catedral Angelopolitana é dedicada ao anjo da guarda, sua fachada foi construída em homenagem aos Sete Povos das Missões. De fronte à Praça Pinheiro Machado, o templo parece abraçar todos os missioneiros, abençoando-os.Construção1929 - 1971DioceseSanto ÂngeloGeografiaPaísBrasilCoordenadas28° 18' 18" S 54° 15' 42" O

 

O início de suas obras data de 1929 e seu estilo lembra o templo da redução de São Miguel Arcanjo. É uma igreja de estilo revivalista, seguindo muitos dos preceitos estabelecidos pelo barroco colonial hispânico – ornamentação robusta, monumentalidade etc. Está localizada no mesmo lugar da igreja da redução de Santo Ângelo Custódio. Há no alto do pórtico imagens esculpidas em pedra grês, representando os santos padroeiros dos Sete Povos das Missões: São Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São João Batista, São Lourenço Mártir, São Miguel Arcanjo e Santo Ângelo Custódio (Santo Anjo da Guarda).

 

No seu interior, abriga uma imagem em madeira de Cristo morto, de origem missioneira, em tamanho natural, datada de 1740 e esculpida em cedro.

 

Importante considerar, ainda, que a Catedral é o próprio símbolo da unidade dos povos missioneiros instalados no século XVI e XVII na banda oriental do Rio Uruguai, sendo uma réplica semi-fiel à igreja construída no século XVI no povoado de São Miguel Arcanjo (atualmente Município de São Miguel das Missões).

 

Atualmente, a Catedral Angelopolitana tem espaço para acomodar aproximadamente 800 pessoas. 

 

Histórico do Local - Os três templos católicos (1706 - 1888 - 1920)

FONTE. WIKIPÉDIA.

ACESSE AS PLATAFORMAS DA CADEIRA  NO SITE E PÁGINA DO FACEBOOK. PARA OUVIR A NOSSA RÁDIO , BAIXE O APP NO SITE: WWW.RADIOWEBCADEIRACATIVA.COM.BR

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!