PREPARE-SE. FRIO E CHUVAS. INMET.
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 28/05/2024

 

  ACOMPANHE AS PLATAFORMAS DA CADEIRA CATIVA NO SITE E PÁGINA DO FACEBOOK. PARA OUVIR A NOSSA RÁDIO , BAIXE NOSSO APP NO SITE: WWW.RADIOWEBCADEIRACATIVA.COM.BR. 

 

PREPARE-SE

 

Deve chover e esfriar muito nos próximos dias; Inmet diz onde e quando

A passagem de uma massa de ar fria associada a um sistema frontal pode provocar queda nas temperaturas na Região Sul, com mínimas abaixo de 5°C

 

 

 

Gabriel Azevedo

 

 27/05/2024 16:43

Foto: Freepik

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para os próximos dias, indicando chuvas intensas e queda significativa nas temperaturas em diversas regiões do Brasil.

 

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Entre 27 de maio e 12 de junho de 2024, algumas áreas enfrentarão precipitações expressivas, enquanto outras terão um clima seco e quente.

 

Notícias Relacionadas

 

 

QUEDA NAS MÁXIMAS E MÍNIMAS

 

Nova frente fria derruba temperaturas e traz geada; veja quando e onde

 

 

METEOROLOGIA

 

Chuva atinge áreas de diversas regiões hoje; confira a previsão do tempo

 

Tempo até dia 3 de junho

Segundo o Inmet, a Região Norte será a mais impactada pelas chuvas. A combinação de calor e alta umidade resultará em pancadas de chuva que podem ultrapassar 60 mm, especialmente no Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Outras áreas da região também podem registrar chuvas isoladas com acumulados menores.

 

No Nordeste, a partir de 28 de maio, os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco devem receber chuvas significativas. O transporte de umidade do oceano para o continente impulsiona esse cenário. No interior do Nordeste, o clima permanecerá quente e seco.

 

A previsão para o Centro-Oeste e Sudeste é de tempo seco, exceto no sul de Minas Gerais, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde um sistema frontal trará chuvas rápidas.

 

 

A Região Sul começará a semana com chuvas intensas e ventos que podem superar 60 km/h, também devido a um sistema frontal. A partir de 29 de maio, o tempo deve melhorar, com previsão de céu claro e queda nas temperaturas, especialmente no início da semana.

 

Confira onde vai chover

Para a semana entre 04 e 12 de junho, o Inmet prevê volumes de chuva superiores a 70 mm no norte da Região Norte e na costa leste da Região Nordeste. No noroeste do Amazonas, norte do Pará, oeste do Acre, Roraima e Amapá, os acumulados podem superar 60 mm. Em outras áreas, os volumes serão inferiores a 30 mm.

 

No Nordeste, pancadas de chuva podem ultrapassar os 60 mm.

 

 

Chuvas isoladas são esperadas entre Maranhão e Rio Grande do Norte, enquanto o interior continuará seco e quente. O Centro-Oeste e o Sudeste terão tempo seco e quente, exceto no Espírito Santo, onde ocorrerão chuvas rápidas de até 30 mm. No Sul, o tempo será seco e quente, exceto no extremo sul do Rio Grande do Sul, que terá chuvas rápidas.

 

Inmet diz que vai esfriar; veja quando

As temperaturas máximas no período podem superar os 30°C na parte central do país, abrangendo áreas das Regiões Norte e Nordeste.

 

No dia 02 de junho, o Nordeste, Mato Grosso, Tocantins e Pará terão temperaturas próximas aos 36°C.

 

 

Na faixa leste até a Região Sul, as máximas serão mais amenas, não ultrapassando 30°C.

 

As mínimas poderão ser superiores a 24°C nas Regiões Norte e Nordeste. Em áreas da Bahia e centro-sul do país, as mínimas podem ser inferiores a 20°C.

 

No dia 29 de maio, mínimas abaixo de 19°C são esperadas em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

 

 

A passagem de uma massa de ar fria associada a um sistema frontal pode provocar queda nas temperaturas na Região Sul, com mínimas abaixo de 5°C em áreas serranas e possibilidade de geada entre 29 e 30 de maio.

 

O Inmet recomenda acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorol.

 

FONTE. INMET E CANAL RURAL.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!