CHUVA SE INTENSIFICA . TEM ALERTA INMET
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 22/05/2024

 SIGA NOS. NA PAGINA DO FACEBOOK  E NO APLICATIVO RADIO WEB CADEIRA CATIVA E TBM NO INSTAGRAN DALMIR  LEDUR


CHUVA SE INTENSIFICA

Inmet emite alertas laranja para tempestades no RS

O primeiro aviso já está em vigor e vai até a manhã de quinta-feira (22), quando a chuva se desloca e outro alerta passa a valer


Victor Caprioli de Freitas

 


 22/05/2024 11:32

Nuvens carregadas em Porto Alegre. Foto: Rosana Klafke/Agora RS

Após publicar ontem (21) um alerta de chuva para o Rio Grande do Sul, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou novos alertas para tempestades no Estado. O primeiro aviso já está em vigor e vai até a manhã de quinta-feira (22), quando a chuva se desloca e outro alerta passa a valer.

Ambos os alertas são de cor laranja, de média intensidade entre os elencados pelo Instituto. Os dois preveem acumulados de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.

As tempestades atingem primeiro áreas mais ao Sul. O alerta abrange o Sul, a Campanha, a Região Central, a Fronteira Oeste, os Vales, o Noroeste e a Costa Doce, se aproximando de Porto Alegre. (Confira no mapa abaixo).

Em laranja, área de abrangência do primeiro alerta de tempestades do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

Ademais, a partir da manhã de quinta-feira, entra em vigor o alerta que prevê tempestades para partes ainda não atingidas do território gaúcho. A chuva chega à Serra, ao Norte, ainda Região Central, Vales, de forma mais definitiva a Porto Alegre e Região Metropolitana, Litoral Norte, além de partes mais fronteiriças do Noroeste. (Confira no mapa abaixo).

Em laranja, área de abrangência do segundo alerta de tempestades do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

Ademais, como dito, os alertas são laranja. Em condições normais eles já apontam risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Assim, dadas as condições do Rio Grande do Sul, esse alerta é redobrado. Por fim, a recomendação é seguir as orientações das autoridades.

FONTE INMET E AGORA RS.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!