OUÇA A EAFIO WEB CADEIRA CATIVA. BAIXE NOSSO APLICATIVO ESTÁ AQUI NESTE SIR3.
Assembleia virtual da AMM discute ações de apoio aos municípios atingidos pelo desastre no RS.
A Associação dos Municípios das Missões (AMM) realizou na tarde desta quinta-feira, 16 de maio, uma assembleia virtual entre os prefeitos da região. O objetivo foi discutir as ações de solidariedade às vítimas do desastre climático que atinge o Rio Grande do Sul. No total foram mais de dois milhões de pessoas afetadas em 461 municípios, com 540.192 desalojados e 78.165 desabrigados.
De acordo com o presidente da AMM, Sidney Brondani foram feitos contatos com representantes de municípios de outras regiões, entre elas a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT). A ideia é que a AMM destina parte de seus recursos financeiros para a reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas e enchentes.
As doações em dinheiro para as entidades que representam os municípios podem ser feitas pelo PIX compartilhado: sosmunicípiosrs@gmail.com. Os valores recebidos serão investidos na reconstrução da infraestrutura desses locais. O impacto das chuvas na região também foram tema da assembleia, assim como uma manifestação que está sendo organizada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
A intenção é buscar a liberação de recursos extras do FPM junto à União e o perdão ou prorrogação da dívida do estado, relativa aos próximos dois anos, além de outras medidas para mitigar os efeitos do desastre na arrecadação e na economia do Rio Grande do Sul, como repasses via FUNDEB, empréstimos e flexibilização de leis fiscais.
O Manifesto da AMM e da Famurs será levado à Brasília por uma comitiva que vai participar da Marcha a Brasília
em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) de 20 a 23 de maio. Outra pauta tratada na reunião foi sobre a participação da região no Encontro dos 30 Povos Missioneiros, que será realizado na cidade de San Ignacio Guazú, no Paraguai, nos dias 24 e 25 de maio. A próxima reunião da AMM será no mês de junho, em Caibaté
Fonte: Rádio São Luiz